top of page

www.jornalclandestino.org

@clandestino_jornal

Boxeadora Congolesa Marcelat Sakobi Usa Olímpíadas para Protestar Contra Violência no Congo

  • Foto do escritor: Clandestino
    Clandestino
  • 3 de ago. de 2024
  • 1 min de leitura

A boxeadora Marcelat Sakobi, da República Democrática do Congo, destacou-se nas Olimpíadas ao usar um gesto simbólico após sua derrota para protestar contra a violência e o genocídio em seu país. Derrotada pela uzbeque Sitora Turdibekova na categoria até 57 kg, Sakobi fez um gesto com a mão na frente da boca e os dedos apontando para a cabeça, denunciando os conflitos armados no leste do Congo. Este ato segue o exemplo do futebolista Cédric Bakambu, que fez um protesto semelhante na Copa Africana de Nações.


Os protestos de atletas como Sakobi e Bakambu têm um impacto significativo ao chamar a atenção global para crises frequentemente negligenciadas pela mídia. A República Democrática do Congo enfrenta uma guerra civil envolvendo grupos rebeldes e forças armadas, que já causou a morte de milhares de pessoas. No leste do país, o combate contra a milícia M23, liderada pela etnia tutsi, recentemente resultou em mais de 270 mortes. A região, próxima à fronteira com Ruanda, enfrenta alegações de fornecimento de armas ao grupo por parte de Ruanda. Em 2023, cerca de 7 milhões de pessoas estavam deslocadas, com mais 42 mil adicionados em 2024, segundo a ONU.



O gesto de solidariedade com o Congo também foi mostrado por atletas internacionais, como o atacante senegalês Ismaila Sarr, que expressou apoio durante a Copa do Mundo no Catar. A atitude de Sakobi ressalta a urgência de paz e justiça na região.

 
 
 

Comments


LEIA ON-LINE GRATUITAMENTE OU ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Todos os arquivos estão disponíveis gratuitamente, porém, ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho clandestino.

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page