Governo brasileiro condena lançamentos de mísseis pela Coreia do Norte e apela ao diálogo
- Clandestino
- 7 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
O governo brasileiro condenou os recentes lançamentos de mísseis balísticos realizados pela República Popular Democrática da Coreia (RPDC), ocorridos em 31 de outubro e 5 de novembro. Em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o Brasil classificou os lançamentos de um míssil balístico intercontinental (ICBM) e de mísseis de curto alcance como violações das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), que exigem que a RPDC interrompa todas as atividades relacionadas ao seu programa de mísseis balísticos.
Segundo o comunicado, o Brasil reforçou a necessidade de buscar soluções políticas e diplomáticas para a crise, ressaltando que apenas o diálogo permitirá a construção de uma península coreana estável, pacífica e livre de armas nucleares. "Somente o engajamento político e diplomático permitirá alcançar o objetivo de uma península coreana estável, pacífica e desnuclearizada," afirmou a nota oficial.
O governo brasileiro também apelou para que todos os atores envolvidos se abstenham de qualquer ação que possa intensificar as tensões na região e que se comprometam com a retomada de negociações voltadas à desnuclearização da península coreana.
A declaração do Brasil destaca o compromisso do país com a paz e a segurança globais e sua posição em favor da cooperação internacional para resolver crises por meio do diálogo.
Comments