Israel ocupa quase 60% de Gaza e planeja retomar a guerra
- www.jornalclandestino.org

- 4 de mai.
- 1 min de leitura
Um cessar-fogo em vigor não impediu a expansão do controle militar israelense sobre a Faixa de Gaza. Relatos da Rádio do Exército indicam que o território sob ocupação chega a quase 60% do enclave. A estrutura militar aponta planos concluídos para novos ataques, à espera de decisão política.

A Rádio do Exército de Israel informou neste domingo que as forças militares expandiram sua presença na Faixa de Gaza para cerca de 60% do território, mesmo com o cessar-fogo formal em vigor. O relatório cita oficiais militares que defendem a retomada das operações sob o argumento de que o momento seria adequado para tentar derrotar o Hamas. A decisão final sobre a execução dos planos depende da liderança política israelense.
Os planos operacionais para novos ataques foram finalizados pelas forças armadas, segundo a mesma fonte, sem definição de data para implementação. Paralelamente, houve redistribuição de unidades militares, com redução de tropas no sul do Líbano e deslocamento de brigadas para Gaza e para a Cisjordânia ocupada.
A Rádio do Exército também registrou aumento de ataques no período recente. No mesmo contexto, as forças israelenses ampliaram a chamada “Linha Amarela”, estabelecendo uma divisão territorial que concentra a população palestina em cerca de 40% da Faixa de Gaza, enquanto tropas permanecem posicionadas nos 60% restantes, distribuídos entre áreas ao sul, norte e leste do enclave, sob cenário de genocídio em curso contra a população palestina desde 7 de outubro de 2023.



































