Ataque contra mesquita deixa 32 mortos na Nigéria
- www.jornalclandestino.org

- 20 de ago.
- 1 min de leitura
O número de mortos no ataque a uma mesquita em Unguwar Mantau, no estado de Katsina, noroeste da Nigéria, subiu para 32, informou nesta quarta-feira (20) um morador local. Inicialmente, a informação apontava para 13 mortos durante as orações matinais.
Segundo o comissário do estado, Nasir Mu’azu, o ataque pode ter sido uma retaliação a uma ação de moradores da região, que emboscaram e mataram vários homens armados no fim de semana anterior. Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque até o momento.

O exército e a polícia foram enviados à área para prevenir novos ataques. A região enfrenta conflitos frequentes entre pastores, em sua maioria fulani, e agricultores locais, devido ao acesso limitado à terra e à água. Muitos ataques também são realizados por grupos armados que exploram a presença reduzida de forças de segurança, especialmente em áreas ricas em minerais.
Além desse contexto, a Nigéria enfrenta desde 2009 uma insurgência do Boko Haram no nordeste, que já causou cerca de 35 mil mortes e deslocou mais de dois milhões de pessoas, segundo a ONU.



































































Comentários