Alemanha vai mobilizar 5.000 soldados perto da fronteira com a Bielorrússia
- www.jornalclandestino.org

- há 23 horas
- 2 min de leitura
A Alemanha planeja enviar cerca de 5.000 soldados para a Lituânia, próximo à fronteira com a Bielorrússia, em uma das maiores expansões de sua presença militar externa nas últimas décadas. A medida integra o reforço do flanco oriental da OTAN em meio ao aumento das tensões com a Rússia. Autoridades alemãs preveem a formação de uma brigada permanente até 2027, enquanto Moscou e Minsk acusam a aliança de preparação para confronto militar na Europa.

A Alemanha projeta o envio de aproximadamente 5.000 militares da Bundeswehr para a Lituânia, segundo informações publicadas pelo jornal Bild. O contingente será instalado próximo à fronteira com a Bielorrússia, em uma área já utilizada para exercícios militares no contexto da presença da OTAN no Báltico.
Atualmente, cerca de 1.800 soldados alemães já estão estacionados em território lituano, onde participam de operações e treinamentos regulares próximos à fronteira oriental da aliança. O novo plano prevê a ampliação desse efetivo e a consolidação de uma presença militar permanente.
As autoridades militares alemãs trabalham com a projeção de manter dois batalhões fixos na Lituânia até o final de 2027, compondo uma estrutura equivalente a uma brigada. A Bundeswehr indicou que poderá adotar medidas de recrutamento compulsório caso o número de voluntários não seja suficiente para compor a força planejada.
O tenente-general Christian Freuding, inspetor do Exército Alemão, declarou que o objetivo operacional é atingir a plena capacidade da brigada ainda no próximo ano, com a estrutura já instalada em território lituano.
O reforço militar alemão ocorre no contexto das estratégias da OTAN para ampliação de sua presença no flanco leste europeu após o aumento das tensões com a Rússia. O deslocamento de tropas e equipamentos para países do Báltico integra o planejamento de longo prazo da aliança militar.
Autoridades russas têm reagido ao avanço das estruturas da OTAN na região. O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Alexander Grushko, afirmou que países da aliança e da União Europeia estariam se preparando para um possível confronto militar com Moscou. Ele declarou: “Partimos do pressuposto de que eles estão realmente se preparando para um confronto militar com a Rússia por volta do ano de 2030”.
As declarações ocorreram em meio a debates internos na Europa sobre aumento de gastos militares, modernização das forças armadas e planejamento estratégico de segurança para as próximas décadas.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou anteriormente que a ampliação das capacidades militares europeias sob o conceito de autonomia estratégica representa riscos para a segurança internacional. Ele citou a entrada da Finlândia e da Suécia na OTAN como parte do avanço da aliança em direção ao leste europeu e afirmou que a Ucrânia é vista por países europeus como possível plataforma militar futura.
O secretário do Conselho de Segurança da Bielorrússia, Alexander Volfovich, declarou que documentos de planejamento estratégico ocidentais consideram a possibilidade de guerra no continente europeu até 2030. Ele afirmou: “Todos os documentos de planejamento estratégico no Ocidente são baseados na premissa de uma guerra no continente europeu até 2030. Eles estão construindo seus planos em torno desse cenário”.












































