top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Brasil anuncia entrada da Indonésia no Brics como membro pleno




Nesta segunda-feira, 6 de janeiro, o Brasil oficializou a adesão da Indonésia como membro pleno do Brics, marcando a primeira expansão do grupo sob a presidência brasileira, iniciada em 1º de janeiro de 2025. A decisão, aprovada durante a Cúpula de Joanesburgo em agosto de 2023, foi formalizada após a conclusão das eleições presidenciais na Indonésia em 2024, que permitiram ao país confirmar seu interesse em integrar o bloco.


O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou uma nota saudando a entrada da Indonésia, destacando-a como a maior economia do Sudeste Asiático e ressaltando seu alinhamento com os objetivos do Brics.


“A Indonésia compartilha com os demais membros do grupo o apoio à reforma das instituições de governança global e desempenha um papel crucial no fortalecimento da cooperação do Sul Global, prioridades da presidência brasileira do Brics, cujo lema é ‘Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável’”, afirma o documento do Itamaraty.


A inclusão da Indonésia no Brics reflete o compromisso do bloco em ampliar sua representatividade e consolidar parcerias estratégicas com economias emergentes. Com sua entrada, o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul reforça sua atuação em temas como governança global, desenvolvimento sustentável e cooperação entre os países do Sul Global.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

Iraque lança operação militar para conter ameaças terroristas
01:00
Joseph Kabila reaparece no Quênia após condenação à morte por traição na RD Congo
01:00
ONU vê “esperança real” de cessar-fogo e paz duradoura no leste da RDCongo
01:00
Juíza suspende intervenção de Trump em Illinois
01:00
Freak Show Genocida: Netanyahu recebe Trump em Israel
01:00
Trump sugere expulsar Espanha da OTAN
01:00
Melania Trump anuncia canal aberto para Putin
01:00
Mais de 400 pessoas morreram de desnutrição na Faixa de Gaza somente neste ano
01:00
bottom of page