top of page
  • LOGO CLD_00000

Expansão dos Institutos Federais: 'Vamos continuar investindo na educação', diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou em 10 de abril de 2026 a sede própria do campus do Instituto Federal de São Paulo em Sorocaba. A obra, vinculada ao Novo PAC, recebeu investimento federal de R$ 20,6 milhões e integra a expansão da rede de educação profissional. Durante o evento, o governo anunciou mais R$ 8 milhões para novas estruturas no campus, incluindo restaurante estudantil e biblioteca. O Ministério da Educação informou que o IFSP receberá, ao todo, R$ 557 milhões no programa. Lula afirmou que “não existe outra saída” para o desenvolvimento do país além do investimento contínuo em educação.


(Arquivo) Lula foi patrono dos estudantes da Unilab de São Francisco do Conde (BA). Foto Ricardo Stuckert
(Arquivo) Lula foi patrono dos estudantes da Unilab de São Francisco do Conde (BA). Foto Ricardo Stuckert

A inauguração ocorreu na cidade de Sorocaba e marca a consolidação de uma unidade que, até então, operava em espaços cedidos pela Universidade Federal de São Carlos e pelo governo estadual. A nova estrutura possui 4,6 mil metros quadrados de área construída, incluindo salas de aula, laboratórios, bloco administrativo e infraestrutura completa de serviços básicos, além de um terreno externo de 9,7 mil metros quadrados com estacionamento e áreas de apoio. A construção foi iniciada em julho de 2024, segundo dados oficiais.


Durante a cerimônia, o ministro da Educação, Leandro Barchini, detalhou a estratégia de expansão da rede federal e reafirmou a meta histórica de ampliar o número de institutos no país. “Queremos chegar ao nosso sonho de 20 anos atrás, de ter mil pontos iluminados, com mil escolas técnicas federais pelo Brasil”, declarou. O ministro acrescentou que novos anúncios de unidades devem ocorrer ainda em 2026.

O investimento adicional de R$ 8 milhões anunciado no evento será destinado à construção de restaurante estudantil, biblioteca, auditório e quadra poliesportiva, ampliando a capacidade de atendimento da unidade. Atualmente, o campus oferece cursos de formação inicial e continuada, com cerca de 200 vagas anuais, além de cursinho popular voltado à população local.


No plano nacional, o Novo PAC prevê R$ 1,4 bilhão para a consolidação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Segundo o governo federal, mais de R$ 1 bilhão desse total já foi aplicado em obras estruturantes, incluindo bibliotecas, laboratórios e sedes definitivas. O programa também contempla a implantação de mais de 100 novos campi em todo o país.


No caso específico do IFSP, os investimentos entre 2023 e 2026 somam R$ 165,8 milhões, dos quais R$ 152,5 milhões já foram repassados, com previsão adicional de R$ 36,2 milhões. Ao todo, 34 sedes próprias de institutos federais estão sendo construídas ou finalizadas no país dentro dessa política, com investimento superior a R$ 400 milhões, sendo sete delas vinculadas ao IFSP.


A instituição conta atualmente com 41 campi e um polo de inovação, oferecendo 660 cursos para mais de 67 mil estudantes matriculados. O quadro funcional inclui mais de 2,6 mil docentes e cerca de 2,1 mil técnicos-administrativos.


No estado de São Paulo, a expansão prevê R$ 391,2 milhões para a construção de 16 novos campi, distribuídos em municípios como São Paulo, Osasco, Santos, Diadema, Ribeirão Preto, Sumaré, Franco da Rocha, Cotia, Carapicuíba, São Vicente, Mauá, Guarujá, São Bernardo do Campo e Serrana, ampliando a presença da educação técnica pública em regiões historicamente menos atendidas.

apoie a ampliação do nosso trabalho

Valoriza o que estamos fazendo? Considere apoiar a ampliação do nosso trabalho com uma contribuição.

Frequência

1 vez

Mensal

Anual

Valor

R$ 10

R$ 20

R$ 30

R$ 40

R$ 50

R$ 100

R$ 200

Outro

editora
clandestino

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

MAIS VENDIDOS

bottom of page