top of page
  • LOGO CLD_00000

Nova série de entrevistas sobre Terras Raras e soberania brasileira na TV GGN

Em 20 de janeiro de 2026, o Projeto Brasil estreou uma série de entrevistas dedicada ao debate sobre terras raras e soberania nacional. A produção é exibida pela TV GGN, com transmissão no YouTube a partir das 17h. A condução é da geóloga e pesquisadora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão. A série reúne especialistas para discutir o papel estratégico desses minerais na economia global. O conteúdo aborda a relação entre recursos naturais, tecnologia e disputas geopolíticas contemporâneas.


Caminhão carregando areia em área de mineração
Caminhão carregando areia em área de mineração

A iniciativa reúne pesquisadores e representantes institucionais para examinar o lugar do Brasil na cadeia global das terras raras, conjunto de 17 elementos químicos essenciais para tecnologias de ponta. Esses minerais são utilizados na fabricação de baterias, turbinas eólicas, veículos elétricos e equipamentos de alta precisão, constituindo um dos pilares materiais da chamada transição energética e da digitalização econômica.


O primeiro episódio, exibido na data de estreia, aborda os fundamentos científicos e geopolíticos das terras raras, com participação de Márcia Abrahão, Nilson Francisquini Botelho, também da Universidade de Brasília, e Valdir Silveira, diretor-presidente interino do Serviço Geológico do Brasil. A discussão apresenta o avanço da agenda de pesquisa no país e a crescente centralidade desses recursos no cenário internacional.


Nos episódios seguintes, a série amplia o escopo para examinar a inserção das terras raras nas disputas globais por poder tecnológico. Em um dos debates, Márcia Abrahão e o economista Diógenes Breda, da Universidade Federal de Uberlândia, analisam como a disputa por esses minerais se articula com a reorganização das cadeias produtivas globais, historicamente concentradas em países centrais e controladas por grandes corporações transnacionais.


Outro episódio se dedica à formulação de políticas soberanas para o setor, reunindo Márcia Abrahão e Adão Villaverde, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A discussão aborda desafios estruturais para o Brasil, incluindo a necessidade de integração entre pesquisa científica, política industrial e regulação estatal, diante de um cenário internacional em que a exploração de recursos estratégicos frequentemente ocorre sob lógica de dependência tecnológica.


A série também trata da relação entre terras raras e transição energética, com participação de Márcia Abrahão e Rosana Santos, do Instituto E+ Transição Energética. O debate conecta o uso desses minerais às mudanças climáticas e ao desenvolvimento econômico, destacando como a demanda global por tecnologias limpas intensifica a disputa por recursos naturais localizados majoritariamente em países do Sul Global.


A proposta central da produção é fomentar o debate público sobre soberania mineral e tecnológica, articulando dimensões científicas, econômicas e políticas. Ao abordar a exploração e o uso das terras raras, a série evidencia a tensão entre o potencial brasileiro como fornecedor estratégico de recursos e os riscos de inserção subordinada em cadeias globais dominadas por infraestruturas tecnológicas externas.


Os episódios são exibidos diariamente às 17h, reunindo especialistas de diferentes áreas para discutir caminhos possíveis para o Brasil no contexto da reorganização geopolítica global baseada em tecnologia, energia e controle de dados.

apoie a ampliação do nosso trabalho

Valoriza o que estamos fazendo? Considere apoiar a ampliação do nosso trabalho com uma contribuição.

Frequência

1 vez

Mensal

Anual

Valor

R$ 10

R$ 20

R$ 30

R$ 40

R$ 50

R$ 100

R$ 200

Outro

editora
clandestino

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

MAIS VENDIDOS

bottom of page