Sem rumo, Kim Kataguiri desiste de disputar o governo de SP e buscará reeleição à Câmara
- www.jornalclandestino.org

- há 8 horas
- 2 min de leitura
Kim Kataguiri desistiu da pré-candidatura ao governo de São Paulo pelo partido Missão, formado por integrantes do Movimento Brasil Livre. A decisão foi anunciada em 20 de junho de 2026, em evento da legenda na capital paulista. O parlamentar afirmou que disputará novo mandato na Câmara dos Deputados após ser indicado para comandar um “superministério da reforma de Estado” em eventual governo de Renan Santos.

O anúncio ocorreu no mesmo dia em que pesquisa Datafolha apontou cenário eleitoral com Lula na liderança com 41% das intenções de voto. O levantamento indica Flávio Bolsonaro com 31% e Ronaldo Caiado com 3%, mesmo percentual atribuído a Renan Santos.
Com a retirada de Kataguiri da disputa estadual, o partido Missão não definiu substituto para a candidatura ao governo de São Paulo e informou que não há decisão sobre apoio a outras legendas na eleição estadual.
Em discurso no evento, Kim Kataguiri afirmou que a estrutura proposta pelo partido envolve a criação de um “superministério” com integração de áreas como Fazenda, Gestão, Planejamento, Casa Civil e Trabalho. O modelo foi descrito como um órgão de coordenação central de reformas estruturais voltadas à redução do tamanho do Estado.
Kataguiri declarou que a escolha pelo projeto federal ocorreu por necessidade de articulação política no Congresso Nacional. Ele afirmou: “Havia técnicos que deram credibilidade pro mercado na equipe de Jair Bolsonaro, mas a condução política por parte de Paulo Guedes foi um desastre”.
Renan Santos afirmou que o superministério funcionaria a partir da sede do Palácio do Planalto, com integração direta ao centro do Executivo federal. Ele declarou: “Seria transformar o Palácio do Planalto numa startup”.
Entre as propostas citadas por Kataguiri estão nova reforma da Previdência, eliminação de supersalários no serviço público e revisão de pisos constitucionais de saúde e educação. O deputado afirmou que medidas desse tipo fazem parte de compromissos que outros candidatos evitam durante campanhas eleitorais.
Kataguiri declarou intenção de dialogar com economistas como Marcos Lisboa, Samuel Pessôa, Zeina Latif, Mário Mesquita, Mansueto Almeida, Marcos Mendes e Helena Landau para composição de equipe econômica em eventual governo ligado ao Missão.












































