ONU alerta para atuação do Daesh na Europa com recrutamento online
- www.jornalclandestino.org

- 20 de ago.
- 1 min de leitura
O Estado Islâmico, por meio de sua filial Daesh-Khorasan, segue sendo uma ameaça na Europa, onde utiliza campanhas online e redes sociais para recrutar combatentes e arrecadar fundos, segundo a ONU. A informação foi apresentada nesta quarta-feira (20) pela diretora executiva do Comitê de Contraterrorismo (CTED), Natalia Gherman, durante reunião do Conselho de Segurança da ONU.

Gherman destacou que o grupo também mantém atividades no Afeganistão e na Ásia Central, utilizando filiais regionais e redes financeiras transfronteiriças, combinando métodos tradicionais com ferramentas digitais, incluindo Inteligência Artificial, para propaganda e recrutamento.
O relatório semestral do secretário-geral sobre o Estado Islâmico indicou que o grupo mantém até 3.000 combatentes no Iraque e na Síria e aproveita a instabilidade e crises humanitárias nesses países para ampliar sua influência. Na Síria, o grupo recolheu armamento pesado e procura recrutar combatentes locais e estrangeiros, mantendo operações secretas e fomentando tensões sectárias.
No Afeganistão, o Estado Islâmico ataca civis, minorias e estrangeiros, explorando o descontentamento em relação ao governo talibã. Segundo Vladimir Voronkov, chefe do Escritório das Nações Unidas para Contraterrorismo (UNOCT), o grupo tem explorado plataformas encriptadas, financiamento coletivo e tecnologias avançadas, incluindo IA, para manter e expandir sua atuação. Há ainda indícios de recrutamento de especialistas em cibersegurança, o que preocupa a comunidade internacional.





































































Comentários