top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Deslocamento forçado no Sudão intensifica casos de abortos espontâneos

© Acnur I Levon Sevunts Sudão

A Associação Sudanesa de Planejamento Familiar (SFPA) alertou para um aumento significativo de abortos espontâneos entre mulheres deslocadas no Sudão, atribuído à severa escassez de serviços de saúde. Em meio à crise, mais de 11 milhões de pessoas estão deslocadas e vivem em mais de 9.470 abrigos, de acordo com dados da Organização Internacional para as Migrações.


Segundo a SFPA, "centenas de mulheres em abrigos enfrentam uma grave falta de assistência de saúde reprodutiva," resultando no aumento dos abortos espontâneos. A organização reportou crescimento nas taxas de mortalidade materna e neonatal devido à ausência de cuidados adequados e de equipamentos médicos essenciais.


A violência no leste do Sudão, incluindo ataques das Forças de Apoio Rápido (RSF) na região de Gezira, levou à evacuação de mais de 119.000 pessoas, sobrecarregando os recursos disponíveis e expondo mulheres e meninas a uma situação de vulnerabilidade. A SFPA também relatou inúmeros casos de violência de gênero, incluindo agressões físicas e sexuais, agravando ainda mais a crise humanitária.


Fundada em 1965, a SFPA colabora com parceiros internacionais, como a Federação Internacional de Planejamento Familiar e a UNICEF, para fornecer assistência essencial, incluindo kits de higiene e cuidados médicos, na tentativa de aliviar a situação crítica das mulheres deslocadas no Sudão.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

Grupo armado dos Panteras Negras confronta forças policias
02:04
Entidades Palestinas Condenam Acordo Tripartite EUA-Israel-Síria
00:33
Fotos do terrorista pedófilo que sequestrou o presidente Nícolas Maduro
00:22
TRUMP ANUNCIA SEQUESTRO DE30 A 50 MILHÕES DE BARRIS DE PETRÓLEO VENEZUELANO
01:00
Edward Said lendo "Os Condenados da Terra", de Frantz Fanon
00:32
“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
bottom of page