top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Presidente de Cuba afirma que o mundo está atento à tregua em Gaza



ree

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, destacou que o mundo está atento à tregua na Faixa de Gaza, simbolizada por luzes e símbolos palestinos. Em uma mensagem publicada no sábado por meio de sua conta oficial na rede social X, o mandatário cubano afirmou que o mundo espera um compromisso sério para alcançar a paz em Gaza e pôr fim ao genocídio contra o povo palestino, que já dura mais de 75 anos.


Díaz-Canel ressaltou que “todas as pessoas sensíveis e amantes da Paz” aguardam um compromisso firme que acabe com a tentativa de exterminar o povo palestino. Cuba tem condenado repetidamente as massacres israelenses contra os palestinos em Gaza, especialmente durante os mais de 15 meses de conflito armado.


Em um desenvolvimento recente, na quarta-feira, o Movimento de Resistência Islâmica da Palestina (HAMAS) e o regime israelense chegaram a um acordo de cessar-fogo, com a condição de que Israel aceitasse as demandas palestinas. O pacto é composto por três fases, incluindo a troca gradual de 33 prisioneiros israelenses por mais de 1.900 prisioneiros palestinos, além de uma pausa de seis semanas nos combates, durante a qual serão abertas negociações para encerrar a guerra.


Desde o início da ofensiva israelense em Gaza, em 7 de outubro de 2023, pelo menos 46.913 palestinos morreram, a maioria mulheres e crianças, e mais de 110.750 pessoas ficaram feridas. Milhares ainda estão desaparecidos sob os escombros. Apesar do intento de exterminar o HAMAS e libertar os prisioneiros israelenses pela força, Israel não conseguiu atingir seus objetivos e foi forçado a aceitar a tregua com o movimento palestino.

 
 
 

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
bottom of page