top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Protestos em Moçambique se intensificam, com enfrentamentos e bloqueios nas ruas


Em Maputo, manifestações contra os resultados das eleições gerais de 9 de outubro voltaram a paralisar as ruas nesta sexta-feira. Centenas de manifestantes bloquearam a Avenida Acordos de Lusaka, no centro da capital moçambicana, queimando pneus e impedindo o tráfego. Os protestos, que são liderados pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, exigem a anulação dos resultados eleitorais, com Mondlane contestando a vitória de Daniel Chapo, da Frelimo, que foi declarado vencedor pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).


ree

Os manifestantes alegam abusos por parte da polícia, que teria levado alguns deles para a delegacia antes do início dos protestos. Em meio aos bloqueios, os militares chegaram para tentar "restaurar a ordem", mas enfrentaram dificuldades.


A tensão tem aumentado desde a divulgação dos resultados eleitorais, que colocaram Mondlane em segundo lugar. De acordo com a ONG Plataforma Eleitoral Decide, os protestos desde o final de outubro já resultaram em pelo menos 88 mortes, 274 feridos a bala e 3.450 detenções.


Mondlane continua a incitar novas manifestações em todo o país, com paralisações programadas até 11 de dezembro, com a paralisação do tráfego das 08h00 às 16h00. O candidato não reconhece os resultados da eleição, que ainda precisam ser validados pelo Conselho Constitucional.


Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
bottom of page