top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Lula assina decreto que impede reajuste na tarifa de energia

Em um movimento que desafia as leis do neoliberalismo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que impede um reajuste de 6% na tarifa de energia da hidrelétrica de Itaipu, previsto para março. A medida, publicada nesta quarta-feira (5) no Diário Oficial da União (DOU), autoriza a ENBPar, empresa responsável pela gestão da usina, a criar uma reserva técnica financeira e dá luz verde para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) compensar aumentos sempre que houver saldo positivo nos cofres da binacional.

A projeção para 2025 é de um superávit em torno de R$ 1,5 bilhão. Com o novo decreto, até 5% desse montante poderá ser usado para amortecer os custos da energia elétrica, poupando brasileiros de tarifas ainda mais pesadas.

Nas redes sociais, a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), celebrou a decisão de Lula, chamando a iniciativa de um "freio de arrumação" no setor elétrico.

ree

“De cara, a medida evita um reajuste de 6% que estava previsto para este mês. Além disso, novos aumentos ao longo do ano poderão ser contidos. Itaipu, no governo Lula, volta a ser um ativo para o povo, reduzindo o custo da energia para famílias, comércio e indústria”, destacou Hoffmann.

O decreto de Lula representa um choque de realidade para setores que insistem em transformar a conta de luz em um fardo insustentável. Enquanto isso, o governo sinaliza que a energia gerada no país não pode ser apenas uma mercadoria lucrativa para poucos, mas sim um direito básico acessível a todos.

Tags:

 
 
 

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

Iraque lança operação militar para conter ameaças terroristas
01:00
Joseph Kabila reaparece no Quênia após condenação à morte por traição na RD Congo
01:00
ONU vê “esperança real” de cessar-fogo e paz duradoura no leste da RDCongo
01:00
Juíza suspende intervenção de Trump em Illinois
01:00
Freak Show Genocida: Netanyahu recebe Trump em Israel
01:00
Trump sugere expulsar Espanha da OTAN
01:00
Melania Trump anuncia canal aberto para Putin
01:00
Mais de 400 pessoas morreram de desnutrição na Faixa de Gaza somente neste ano
01:00
bottom of page