Trump Determina Divulgação Total de Arquivos Sobre Assassinatos de Martin Luther King Jr. e irmãos Kennedy
- www.jornalclandestino.org
- 23 de jan.
- 1 min de leitura
Donald Trump, assinou uma ordem executiva para retirar o sigilo de todos os documentos relacionados aos assassinatos do ativista dos direitos civis Martin Luther King Jr., do ex-presidente John F. Kennedy e de seu irmão, o ex-senador Robert "Bobby" Kennedy. A medida promete revelar informações há décadas mantidas sob sigilo pelo governo americano.

“Tudo será revelado”, afirmou Trump durante uma coletiva de imprensa no Salão Oval.
“Essa é grande, hein? Muitas pessoas estão esperando por isso há muito tempo — por anos, por décadas.” D.T
Segundo a ordem executiva, o governo tem prazos definidos para executar a liberação dos arquivos. Em até 15 dias, será apresentado um plano inicial de publicação, e, em 45 dias, o Diretor de Inteligência Nacional e o Procurador-Geral deverão entregar uma estratégia detalhada para garantir o acesso público aos documentos.
A desclassificação desses documentos tem sido objeto de revisões desde o primeiro mandato de Trump. Em 2017 e 2018, o então presidente solicitou a análise dos arquivos. Posteriormente, revisões adicionais ocorreram durante a administração Biden, com liberações aprovadas em 2021, 2022 e 2023.
Embora parte dos arquivos sobre o assassinato de John F. Kennedy tenha sido liberada em 2022, a Administração Nacional de Arquivos e Registros revelou que ainda há cerca de 3 mil documentos inéditos e outros 30 mil parcialmente divulgados. Até o momento, 97% das 5 milhões de páginas relacionadas ao caso já foram tornadas públicas.
A decisão de Trump de remover o sigilo integral dos arquivos reacende debates sobre os eventos que marcaram a história dos Estados Unidos e gera expectativas em relação ao impacto que essas revelações poderão ter.