top of page

www.jornalclandestino.org

@clandestino_jornal

Alemanha manifesta preocupação com Gaza e nega convite a Netanyahu

  • Foto do escritor: Clandestino
    Clandestino
  • 12 de mai.
  • 1 min de leitura

Diante da escalada de destruição e do colapso humanitário na Faixa de Gaza, o governo da Alemanha emitiu nesta segunda-feira, um comunicado expressando “profunda preocupação” com os rumos do conflito, pedindo com urgência a instauração de um cessar-fogo que possa frear o massacre em curso.



KHALED, Belal. Faixa de Gaza, Palestina. 2025. arquivo
KHALED, Belal. Faixa de Gaza, Palestina. 2025. arquivo


O posicionamento, que marca um tom mais crítico da diplomacia alemã, veio acompanhado da informação de que o chanceler Friedrich Merz não estendeu qualquer convite oficial ao primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu para visitar o país — uma recusa simbólica que sinaliza desconforto crescente com as ações de Tel Aviv.


Segundo a nota, Merz deverá, no entanto, dialogar com o presidente de Israel, Isaac Herzog, em um esforço diplomático centrado na crise humanitária que se aprofunda na região. A conversa deverá focar em medidas imediatas para mitigar o sofrimento da população civil, amplamente impactada pelos bombardeios e bloqueios impostos por Israel.


Berlim reiterou seu compromisso com o direito internacional, deixando claro que qualquer tentativa de deslocamento forçado de palestinos da Faixa de Gaza constituirá uma grave violação das normas jurídicas internacionais — uma referência implícita às ameaças de expulsão que vêm sendo denunciadas por organizações de direitos humanos.


O gesto da Alemanha, ainda que moderado, evidencia fissuras no apoio europeu à política israelense e revela o mal-estar crescente entre aliados históricos de Tel Aviv diante das cenas de devastação que chegam diariamente da Palestina ocupada.

Comentários


LEIA ON-LINE GRATUITAMENTE OU ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Todos os arquivos estão disponíveis gratuitamente, porém, ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho clandestino.

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page