Biden critica política de imigração de Trump e alerta para ataque a direitos civis nos EUA
- www.jornalclandestino.org

- 2 de ago.
- 2 min de leitura
O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez duras críticas à atual política de imigração dos EUA e ao governo durante discurso na 100ª Gala Anual de Prêmios da Ordem Nacional dos Advogados, realizada em Chicago. Para Biden, a nação vive uma “luta existencial” para definir seus valores, especialmente diante dos ataques a grupos marginalizados.
Sem mencionar nomes diretamente, Biden afirmou que a administração Trump “procura apagar a história, a qualidade e a própria justiça” do país, destacando a necessidade de enfrentar “verdades difíceis” sobre as políticas vigentes.

O ex-presidente condenou o que chamou de “aparente felicidade” de alguns políticos ao testemunharem a separação forçada de imigrantes legais de suas famílias, com relatos de pessoas sendo “arrancadas, algemadas e afastadas da única casa que conheceram”.
A Ordem Nacional dos Advogados, fundada em 1925, é a mais antiga rede de professores, juízes e advogados negros dos EUA, e Biden enfatizou o papel desses profissionais na luta pelos direitos civis, defendendo a continuidade desse legado frente aos retrocessos recentes.
Além disso, Biden denunciou pressões contra escritórios de advocacia que representam opositores da administração Trump, com algumas firmas cedendo a pedidos milionários de indenizações. “Vemos advogados sucumbirem a esses ‘bullys’ em vez de se manterem fiéis à justiça”, afirmou.
O ex-presidente também destacou que juízes federais têm sido alvo de ataques e ameaças, o que tem levado alguns a considerar a criação de suas próprias equipes de segurança.
Em outras ocasiões, Biden já havia manifestado preocupação com a direção do país, incluindo críticas aos esforços para reescrever a história em escolas americanas, como destacou em junho durante as comemorações do ‘Juneteenth’, data que marca o fim da escravidão nos EUA.


























































Comentários