China anuncia desfile militar para apresentação de armas de última geração
- www.jornalclandestino.org

- 20 de ago.
- 1 min de leitura
A China revelou que exibirá uma série de novos armamentos em um desfile militar em Pequim, marcado para 3 de setembro, ocasião que também comemorará os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e a vitória sobre o Japão. O presidente Xi Jinping passará revista às tropas na Praça Tiananmen, e líderes estrangeiros, incluindo o russo Vladimir Putin, devem participar do evento.

O general Wu Zeke, do Departamento do Estado-Maior Conjunto da Comissão Militar Central, afirmou que o desfile incluirá armas e equipamentos selecionados entre os sistemas de combate ativos, com grande parte deles sendo apresentados pela primeira vez. Serão exibidos armamentos estratégicos, bombardeiros, caças, sistemas hipersônicos e equipamentos de combate a drones. Tropas terrestres, colunas blindadas e esquadrões aéreos também participarão do desfile, com duração prevista de cerca de 70 minutos.
O anúncio ocorre em meio à modernização acelerada das forças armadas chinesas e à crescente rivalidade com os Estados Unidos. Em março, a China anunciou aumento de 7,2% no orçamento de defesa para 2025, mantendo-se com o segundo maior orçamento militar do mundo, atrás apenas dos EUA.































































Comentários