top of page

China critica ações dos EUA na Venezuela e defende princípios da ONU

A Embaixada da China na Venezuela divulgou um comunicado oficial reafirmando sua oposição às ações dos Estados Unidos contra o governo venezuelano. A nota, publicada na rede X, reproduz declarações da porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, que condena qualquer medida que viole os princípios da Carta das Nações Unidas, especialmente aquelas que atentem contra a soberania e a segurança de outros países.


Xi Jinping (centro) espera para se encontrar com o chefe do Executivo de Hong Kong, Leung Chun-ying, em um hotel em Hong Kong em 29 de junho. DALE DE LA REY I AFP I Getty Images
Xi Jinping (centro) espera para se encontrar com o chefe do Executivo de Hong Kong, Leung Chun-ying, em um hotel em Hong Kong em 29 de junho. DALE DE LA REY I AFP I Getty Images

O governo chinês já havia se manifestado contra as sanções unilaterais impostas por Washington a Caracas. Em declarações anteriores, o porta-voz Guo Jiakun criticou o uso da chamada “jurisdição de braço longo” e pediu que os Estados Unidos deixem de interferir nos assuntos internos da Venezuela.


Pequim argumenta que sanções extraterritoriais violam o direito internacional e os princípios básicos da ONU, como a igualdade entre Estados soberanos e a não intervenção. Diplomatas chineses têm reiterado que a estabilidade política e econômica deve ser alcançada por meio do diálogo e da cooperação internacional.


Ao invocar a Carta da ONU como referência central, a China busca reforçar sua posição contrária às medidas norte-americanas, que, segundo o governo chinês, prejudicam a economia venezuelana e enfraquecem o multilateralismo.



LEIA ON-LINE GRATUITAMENTE OU ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Todos os arquivos estão disponíveis gratuitamente, porém, ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho clandestino.

em tempos de

guerra, APOIE a

contra-informação 

Fortaleça um jornalismo que não bate continência para a bandeira dos EUA

Aqui o apoio é livre, sem boletos mensais. Você contribui quando quiser, com o quanto puder — e como forma de agradecimento, enviamos um brinde CLANDESTINO digital no seu e-mail.

bottom of page