Escalada de violência sionista na Cisjordânia: ataques de colonos atingem picos mais altos em 20 anos
- www.jornalclandestino.org

- 17 de jul.
- 1 min de leitura
A Cisjordânia ocupada testemunhou em junho o maior número mensal de palestinos feridos por ataques de colonos em 20 anos, com cerca de 100 vítimas. A denúncia foi apresentada na quarta-feira (16) pelo subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Tom Fletcher, ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, destacando uma "escalada em um ritmo alarmante" da violência dos colonos israelenses.

Embora a atenção global esteja voltada para os horrores em Gaza, a ONU alerta que, desde 7 de outubro, 964 palestinos foram mortos por colonos na Cisjordânia, além da demolição de mais de 2.900 residências palestinas. Fletcher ressaltou que, neste ano, os colonos têm perpetrado uma média diária de quatro incidentes violentos. Essa onda de agressões é corroborada por Ehud Olmert, ex-primeiro-ministro israelense, que afirma que os colonos cometem crimes de guerra diariamente na Cisjordânia, com o apoio tácito do gabinete e do exército sionistas.
A situação revela uma crise humanitária e de direitos humanos crescente, muitas vezes ofuscada pela guerra em Gaza, mas que exige a atenção e a condenação da comunidade internacional.





































































Comentários