top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Espanha proíbe entrada de ministros israelenses por envolvimento em "ofensiva em Gaza"

O governo espanhol anunciou nesta terça-feira (9) a proibição da entrada no país de dois ministros israelenses de extrema-direita, Itamar Ben Gvir (Segurança Interna) e Bezalel Smotrich (Finanças), devido à sua participação na "ofensiva militar de Israel contra Gaza". A medida foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, durante reunião do Conselho de Ministros.


Ministros Ben-Gvir (Segurança Nacional) e Bezalel Smotrich (Finanças). ©THE TIMES OF ISRAEL
Ministros Ben-Gvir (Segurança Nacional) e Bezalel Smotrich (Finanças). ©THE TIMES OF ISRAEL

Albares destacou que os dois ministros estão "diretamente envolvidos na promoção da ofensiva de Israel" e que a decisão espanhola reflete uma resposta recíproca às sanções aplicadas por Israel a dois ministros espanhóis — a vice-presidente Yolanda Díaz e a ministra da Juventude e Crianças, Sira Rego. A ação também demonstra a oposição contínua de Madri à campanha militar israelense.


O decreto real aprovado recentemente pelo governo espanhol reforça o embargo de armas e proíbe a entrada no país de qualquer pessoa que participe em crimes de guerra ou genocídio, consolidando legalmente as restrições contra Ben Gvir e Smotrich.


Desde 2 de março, Israel mantém bloqueadas todas as passagens de fronteira em Gaza, impedindo a entrada de ajuda humanitária e ignorando apelos internacionais por um cessar-fogo. Desde 7 de outubro de 2023, a ofensiva israelense deixou mais de 64.600 palestinos mortos e 163.319 feridos, com a maioria das vítimas sendo mulheres e crianças, enquanto a fome sob bloqueio mata diariamente civis no enclave.


A decisão de Madri marca um momento de tensão diplomática, com a Espanha convocando seu embaixador em Tel Aviv em protesto às sanções israelenses contra autoridades espanholas, e reafirma sua posição crítica sobre a situação humanitária em Gaza.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

Iraque lança operação militar para conter ameaças terroristas
01:00
Joseph Kabila reaparece no Quênia após condenação à morte por traição na RD Congo
01:00
ONU vê “esperança real” de cessar-fogo e paz duradoura no leste da RDCongo
01:00
Juíza suspende intervenção de Trump em Illinois
01:00
Freak Show Genocida: Netanyahu recebe Trump em Israel
01:00
Trump sugere expulsar Espanha da OTAN
01:00
Melania Trump anuncia canal aberto para Putin
01:00
Mais de 400 pessoas morreram de desnutrição na Faixa de Gaza somente neste ano
01:00
bottom of page