Espanha resgata 62 migrantes em barco insuflável próximo das Canárias
- www.jornalclandestino.org

- 6 de ago.
- 1 min de leitura
Um grupo de 62 migrantes foi localizado e resgatado na madrugada de sábado (2) após uma operação aérea e marítima que durou várias horas nas proximidades das Ilhas Canárias, Espanha.
Segundo o Resgate Marítimo, a busca começou por volta das 23h00 de sexta-feira, quando a Guarda Civil detectou no radar um sinal compatível com uma embarcação. As autoridades alertaram também navios que navegavam na área, ampliando a vigilância e solicitando a comunicação de possíveis avistamentos.
Inicialmente, a tripulação de um helicóptero de resgate considerou tratar-se de um falso alarme. No entanto, a continuidade das buscas permitiu localizar minutos depois um bote. Os ocupantes foram resgatados pelo navio Salvamar Al Nair às 01h10 e desembarcaram em Puerto Naos cerca de uma hora mais tarde.
De acordo com as autoridades de emergência de Lanzarote, os migrantes — provenientes do Senegal, Marrocos e Guiné-Bissau — haviam partido de Tan Tan, no sudoeste de Marrocos.
As Ilhas Canárias fazem parte da rota atlântica de migração para a Europa, considerada uma das mais perigosas devido às fortes correntes e às condições marítimas adversas. Apesar da queda geral nos fluxos migratórios para o continente europeu, essa rota voltou a ganhar força a partir de 2020.
Dados do Ministério do Interior espanhol indicam que cerca de 47 mil pessoas chegaram às Canárias em 2024, número superior às aproximadamente 40 mil registradas em 2023. A Organização Internacional para as Migrações (OIM) estima que, desde 2014, aproximadamente 5.460 pessoas tenham morrido ou desaparecido ao tentar realizar a travessia.



























































Comentários