top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Gaza: 68 mortes e 346 feridos nas últimas 24h

Nas últimas 24 horas, a Faixa de Gaza registrou pelo menos 68 mortes e 346 feridos em meio aos ataques contínuos das forças israelenses, segundo autoridades de saúde locais. Com o avanço dos combates desde outubro de 2023, hospitais enfrentam superlotação, escassez de recursos e dificuldades em atender vítimas presas sob escombros, enquanto a população sofre com fome, desnutrição e restrições de acesso a serviços médicos essenciais.


Palestinos carregam o corpo de um jovem morto pelas forças de ocupação israelenses perto do centro de distibuição de 'ajuda humanitária' GHF, no eixo de Netzarim, centro de Gaza. @maqadema
Palestinos carregam o corpo de um jovem morto pelas forças de ocupação israelenses perto do centro de distibuição de 'ajuda humanitária' GHF, no eixo de Netzarim, centro de Gaza. @maqadema

Autoridades de saúde palestinas confirmaram que o número de mortos desde outubro de 2023 atingiu 64.871 pessoas, com mais de 164.610 feridos. A maioria das vítimas são mulheres e crianças, agravando a dimensão humanitária do conflito. Nos últimos 24 horas, os hospitais também registraram duas mortes adicionais por fome e desnutrição grave, elevando para 420 o total de mortes relacionadas à fome, das quais 145 são crianças.


Os serviços de emergência enfrentam dificuldades extremas para alcançar vítimas e recuperar corpos presos sob os escombros ou espalhados pelas ruas do enclave. Segundo relatos das autoridades de saúde locais, ataques direcionados a ambulâncias e equipes de defesa civil dificultam o socorro e aumentam o número de vítimas sem atendimento.


Apesar dos apelos do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas por um cessar-fogo imediato e das recomendações da Corte Internacional de Justiça para adotar medidas que evitem genocídio e aliviem a crise humanitária, os ataques continuam de forma intensa, intensificando a devastação em Gaza e aprofundando a emergência humanitária na região.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
bottom of page