Gaza registra mais sete mortes por fome e desnutrição nas últimas 24 horas
- www.jornalclandestino.org

- 31 de ago.
- 1 min de leitura
Sete palestinos morreram de fome e desnutrição em Gaza nas últimas 24 horas, segundo fontes médicas locais, elevando para 339 o número de óbitos relacionados à desnutrição desde o início do bloqueio total imposto por Israel. Entre as vítimas, estão 124 crianças. Apenas desde a declaração oficial de fome pela Classificação Integrada da Fase de Segurança Alimentar (IPC), em 22 de agosto, foram registradas 61 mortes, incluindo nove crianças.

O relatório do IPC, elaborado em parceria com agências da ONU e organizações humanitárias, alertou que a fome tende a se expandir para Deir al-Balah e Khan Younis até o fim de setembro. Atualmente, mais de 500 mil pessoas em Gaza enfrentam a fase cinco da classificação, considerada catastrófica, caracterizada por fome extrema, morte e níveis críticos de desnutrição.
Outros 1,07 milhão de habitantes (54% da população) estão na fase quatro, classificada como emergência alimentar, enquanto 396 mil (20%) enfrentam a fase três, de crise alimentar. A iniciativa global IPC organiza a escala em cinco níveis, sendo a fome a etapa mais severa. O bloqueio israelense e a destruição da infraestrutura essencial agravam a impossibilidade de acesso a alimentos, água potável e serviços básicos.



































































Comentários