Imigrante nicaraguense, preso em Minneapolis, morre em centro de detenção do ICE
- www.jornalclandestino.org

- 20 de jan.
- 2 min de leitura
Um imigrante nicaraguense de 36 anos morreu sob custódia do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) em um centro de detenção em El Paso, Texas, informou a agência federal. A causa oficial da morte segue sob investigação, e autoridades afirmam que ele teria morrido por um possível suicídio. O caso marca a sexta morte de detentos sob custódia do ICE em 2026.

Victor Manuel Díaz, um homem nicaraguense de 36 anos, morreu em 14 de janeiro enquanto estava sob custódia do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) no centro de detenção Camp East Montana, na base militar de Fort Bliss, em El Paso, Texas, informou a agência em comunicado oficial. A causa da morte ainda está sendo investigada, mas o ICE afirmou que se trata de um “presumível suicídio”.
De acordo com o ICE, Díaz foi preso em 6 de janeiro em Minneapolis, Minnesota, durante uma operação federal de controle migratório e posteriormente transferido para o centro de detenção em El Paso, onde aguardava processos relacionados à sua deportação.
A agência federal comunicou que funcionários de segurança do local encontraram Díaz inconsciente em seu alojamento antes das 16h do dia 14, e que equipes médicas, incluindo os Serviços de Emergência Médica (EMS) de El Paso, tentaram sem sucesso reanimá-lo. A declaração oficial indica que o incidente está sob investigação contínua.
Díaz havia entrado nos EUA em março de 2024 e, após ser detido pela Patrulha de Fronteira, chegou a ser liberado sob condicional enquanto aguardava uma audiência. Um juiz de imigração posteriormente emitiu uma ordem de saída do país que passou a ser executada pelo ICE com sua detenção em janeiro.
O ICE ressaltou em comunicado que em todas as mortes sob custódia o Congresso é notificado e que informações detalhadas são publicadas no site oficial da agência em até 90 dias após o ocorrido.
Este é o sexto caso de óbito de imigrantes sob custódia do ICE nos Estados Unidos no ano de 2026, e o terceiro registrado apenas no Camp East Montana, que tem sido alvo de críticas de organizações de direitos humanos.
Críticos, como a União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), têm pedido o fechamento do centro de detenção em El Paso, alegando condições precárias e uma série de incidentes envolvendo mortes de detentos e denúncias de abusos.
Em outro caso recente no mesmo centro de detenção, um detento identificado como Geraldo Lunas Campos, de 55 anos, também morreu em circunstâncias que estão sob investigação, e uma apuração preliminar apontou que sua morte pode ser classificada como homicídio após relato de compressão no tórax e pescoço por agentes envolvidos em uma intervenção.
O aumento no número de detenções e nas operações de imigração federais tem gerado debates nos Estados Unidos sobre as práticas de detenção, condições nos centros de custódia e a necessidade de reformas no sistema de imigração e na gestão dessas unidades.tes nos Estados Unidos sobre as práticas de detenção, condições nos centros de custódia e a necessidade de reformas no sistema de imigração e na gestão dessas unidades.



















































