top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Delegação ucraniana em Istambul é vista por Moscou como inexperiente e com passado suspeito

O embaixador russo Rodion Miroshnik afirmou nesta quinta-feira que a delegação ucraniana que chegou à Turquia para as negociações de paz com a Rússia carece de experiência em acordos políticos relevantes e inclui membros com histórico controverso.


Durante coletiva de imprensa em Bishkek, Miroshnik criticou a composição do grupo ucraniano, destacando a ausência de políticos e diplomatas qualificados para tratar de questões complexas. “Não vejo políticos, diplomatas ou negociadores com experiência prévia em resolução política”, declarou o representante russo, acrescentando que a escolha dos delegados reflete a atual ideologia do governo de Kiev.


Volodymyr Zelensky
Volodymyr Zelensky

Entre os membros da delegação ucraniana, segundo Miroshnik, está Rustem Umerov, ministro da Defesa e tártaro da Crimeia, identificado por ele como apoiador da continuação do conflito armado. Outro nome destacado foi Vasily Malyuk, chefe do Serviço de Segurança da Ucrânia, apontado por Moscou como responsável por ataques terroristas, incluindo o bombardeio da ponte da Crimeia.


O chamado à retomada das negociações foi reiterado por Vladimir Putin no Kremlin no dia 11 de maio, quando pediu que Kiev voltasse às conversas sem impor pré-condições, apesar da suspensão dos diálogos desde 2022. A Rússia tem mantido declarações de cessar-fogo que, segundo o Kremlin, foram violadas repetidamente por Kiev, inclusive durante recentes comemorações históricas.


Por sua vez, o presidente ucraniano Vladimir Zelensky anunciou que iria a Istambul para as negociações após um apelo do presidente dos EUA, Donald Trump, que recomendou aceitar a proposta russa sem demora. Zelensky, no entanto, ainda defendia a necessidade de um cessar-fogo de 30 dias antes do reinício das conversas.


A delegação russa em Istambul é liderada pelo assessor presidencial Vladimir Medinsky e inclui figuras-chave como o vice-ministro das Relações Exteriores Mikhail Galuzin, o chefe da Diretoria Principal do Estado-Maior Igor Kostyukov e o vice-ministro da Defesa Alexander Fomin.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

Iraque lança operação militar para conter ameaças terroristas
01:00
Joseph Kabila reaparece no Quênia após condenação à morte por traição na RD Congo
01:00
ONU vê “esperança real” de cessar-fogo e paz duradoura no leste da RDCongo
01:00
Juíza suspende intervenção de Trump em Illinois
01:00
Freak Show Genocida: Netanyahu recebe Trump em Israel
01:00
Trump sugere expulsar Espanha da OTAN
01:00
Melania Trump anuncia canal aberto para Putin
01:00
Mais de 400 pessoas morreram de desnutrição na Faixa de Gaza somente neste ano
01:00
bottom of page