top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Irã denuncia "racismo sistêmico" e detenções ilegítimas de cidadãos iranianos nos EUA

O Ministério das Relações Exteriores do Irã condenou veementemente a recente prisão em massa de cidadãos iranianos residentes nos Estados Unidos, classificando a ação como um sinal claro de "racismo sistêmico" dentro do governo dos EUA. Segundo Alireza Hashemi-Raja, diretor-geral para Assuntos de Expatriados Iranianos do Ministério das Relações Exteriores, as detenções, acompanhadas de tratamento desumano, são ilegítimas e violam as normas legais internacionais.


Alex Brandon I AP
Alex Brandon I AP

Hashemi-Raja relacionou as prisões ao apoio de Washington à agressão militar do regime israelense contra a soberania e integridade territorial do Irã. Ele afirmou que, apesar dos acompanhamentos consulares iniciais, nenhuma explicação convincente foi recebida sobre as razões das detenções.


O governo iraniano rejeitou a conduta repressiva e discriminatória contra seus cidadãos, exigindo que as autoridades dos EUA respeitem os direitos básicos dos detidos, divulguem suas identidades e facilitem imediatamente o acesso consular para que o Irã possa fornecer a assistência necessária.


Hashemi-Raja enfatizou o apoio inabalável de Teerã aos direitos de seus cidadãos no exterior, garantindo que o Irã tomará todas as medidas necessárias para protegê-los das consequências das políticas discriminatórias do governo dos EUA. Ele acrescentou que qualquer iraniano detido que deseje retornar à sua terra natal receberá total apoio e assistência da administração iraniana.


Nas últimas semanas, o Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) intensificou as operações contra cidadãos iranianos, detendo mais de 100 pessoas, alegando vagas preocupações de segurança e suposta atividade de células adormecidas após ataques dos EUA a instalações nucleares iranianas.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

Iraque lança operação militar para conter ameaças terroristas
01:00
Joseph Kabila reaparece no Quênia após condenação à morte por traição na RD Congo
01:00
ONU vê “esperança real” de cessar-fogo e paz duradoura no leste da RDCongo
01:00
Juíza suspende intervenção de Trump em Illinois
01:00
Freak Show Genocida: Netanyahu recebe Trump em Israel
01:00
Trump sugere expulsar Espanha da OTAN
01:00
Melania Trump anuncia canal aberto para Putin
01:00
Mais de 400 pessoas morreram de desnutrição na Faixa de Gaza somente neste ano
01:00
bottom of page