top of page

Israel Mata uma Sala de Aula por Dia: UNRWA Denuncia Extermínio Sistemático de Crianças em Gaza

Desde o início da ofensiva israelense em Gaza, em 7 de outubro de 2023, uma média diária alarmante tem chocado o mundo: o número de crianças palestinas mortas equivale ao de uma sala de aula inteira — entre 35 e 45 alunos — segundo a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA).


“Todos os dias, desde o começo da guerra, uma sala de aula cheia de crianças foi morta”, declarou Sam Rose, diretor interino da UNRWA em Gaza. Antes do conflito, essa era exatamente a quantidade de estudantes por turma nas escolas da agência, que agora se transformaram em abrigos para milhares de pessoas deslocadas.


A ofensiva israelense, que já dura mais de 21 meses, tem cobrado um preço devastador das crianças palestinas. Mais de 18 mil menores perderam a vida, enquanto cerca de 16.854 foram hospitalizados, conforme dados de fontes médicas locais.


Além das mortes, as crianças em Gaza enfrentam uma realidade cruel: múltiplos deslocamentos, fome, sede e doenças. Isso é consequência direta da destruição sistemática de infraestrutura vital promovida por Israel, que inclui o bloqueio de alimentos, água e acesso humanitário.


Em 8 de julho deste ano, a UNRWA lembrou que metade da população de Gaza — estimada em 2,4 milhões de pessoas — é composta por crianças. Suas vidas, afirma a agência, estão sendo moldadas por traumas profundos causados pela violência, pela escassez e pela perda.


A tragédia humanitária é ainda mais alarmante: mais de 197 mil civis foram mortos ou feridos desde o início da ofensiva, a maioria mulheres e crianças. Outros 11 mil estão desaparecidos. A fome se alastra e já ceifou a vida de dezenas de menores, enquanto centenas de milhares de pessoas continuam desabrigadas.

Tags:

 
 
 

Comments


LEIA ON-LINE GRATUITAMENTE OU ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Todos os arquivos estão disponíveis gratuitamente, porém, ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho clandestino.

bottom of page