top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Ataque israelense em Gaza deixa mais de 50 mortos durante distribuição de ajuda humanitária

Pelo menos 50 pessoas morreram e mais de 150 ficaram feridas nesta quarta-feira (30) em um novo episódio de violência na Faixa de Gaza, quando forças israelenses abriram fogo contra deslocados internos que aguardavam ajuda alimentar. O incidente ocorreu na região de Zikim, próxima a Sudaniya, no norte do território palestino.



FAIXA DE GAZA, 2025 I ARQUIVO ©SANA AL-JAMAL
FAIXA DE GAZA, 2025 I ARQUIVO ©SANA AL-JAMAL

Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, a maior parte das vítimas são mulheres e crianças. Os feridos foram encaminhados ao Hospital de Campanha Saraya, operado pelo Crescente Vermelho Palestino, que confirmou ter atendido pelo menos 30 pessoas no local.


Com esse episódio, o número de civis mortos em tentativas de obter alimentos desde o início da escalada do conflito chega a 1.239, enquanto mais de 8.152 pessoas já ficaram feridas. Autoridades locais classificam o cenário como uma crise humanitária extrema, agravada pela escassez de alimentos, água e medicamentos.


A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) voltou a denunciar a gravidade da situação em Gaza e pediu o reforço imediato das operações humanitárias, alertando para o risco de novas mortes em massa caso a população não receba assistência adequada.


O ataque ocorre em meio à intensificação das ações militares de Israel e à ameaça de cerco total ao território, medida criticada por organizações internacionais como uma violação do direito humanitário.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
bottom of page