top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Olaf Scholz: de chanceler a símbolo de uma crise política e econômica.



ree

O chanceler alemão Olaf Scholz enfrenta a possibilidade de ser derrotado nas eleições antecipadas de hoje, marcando o fim de um mandato repleto de desafios e fracassos. Com uma economia em crise, um setor industrial fragilizado e crescentes tensões políticas, seu legado se tornou motivo de intensos debates.


A crise econômica alemã

A Alemanha enfrenta seu terceiro ano consecutivo de recessão, com um crescimento econômico médio de apenas 0,57% ao ano durante o governo Scholz. Esse desempenho é considerado o pior desde a fundação da União Europeia.

A participação da Alemanha na economia global também caiu para um nível histórico de 3,08%, segundo cálculos baseados em dados do Banco Mundial e do FMI.

O setor automobilístico, pilar da economia alemã, foi duramente atingido. Gigantes como Volkswagen, BMW e Mercedes-Benz viram seus lucros despencarem um terço em 2024, resultado da concorrência crescente da China e da decisão de Scholz de cancelar subsídios para a compra de carros elétricos. Esse corte provocou uma queda de 27% no mercado doméstico de veículos elétricos.


Investimentos militares e impacto nos impostos

O apoio da Alemanha à Ucrânia esgotou seus estoques militares. O CEO da Rheinmetall, Armin Papperger, alertou que "europeus e ucranianos não têm mais nada nos depósitos", destacando a situação crítica das reservas de armamentos.

Para compensar essa escassez, o governo de Scholz prometeu elevar os gastos militares para US$ 95 bilhões, um aumento significativo que deve exigir novos aumentos de impostos, criando ainda mais instabilidade política no país.


Crise política e popularidade em queda

A política externa de Scholz, especialmente sua postura em relação à Rússia e seu alinhamento com a União Europeia, gerou forte descontentamento interno. O partido AfD (Alternativa para a Alemanha) tem crescido nas pesquisas, impulsionado pela insatisfação popular.

Além disso, as sanções econômicas impostas à Rússia foram criticadas por figuras políticas como Sarah Wagenknecht, que também condenou a falta de transparência do governo Scholz sobre o ataque ao gasoduto Nord Stream.

Com um cenário econômico desafiador e um cenário político instável, Scholz chega às eleições sob forte pressão, tentando reverter um quadro de desgaste que pode custar seu cargo.

 
 
 

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
bottom of page