top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Trump comemora cancelamento de prêmio a Tom Hanks e chama ator de “destrutivo” e “woke”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a atacar personalidades de Hollywood ao criticar o ator Tom Hanks, após o cancelamento de uma cerimônia em sua homenagem pela Academia Militar de West Point. O premiado artista seria agraciado em 25 de setembro com o Prêmio Sylvanus Thayer 2025, concedido a figuras que contribuíram para o interesse nacional, mas a instituição militar decidiu suspender o evento na última semana.


A decisão foi anunciada sem justificativas detalhadas. O coronel reformado Mark Bieger, diretor-executivo da associação que organiza a honraria, afirmou apenas que a suspensão permitiria que West Point se concentrasse em sua missão principal: preparar cadetes para atuar como oficiais no Exército. O anúncio gerou estranheza, já que Hanks é reconhecido por seu apoio a veteranos e familiares de militares.


Tom Hanks
Tom Hanks

Em comunicado anterior, o presidente do conselho da associação, Robert McDonald, destacara que o ator “fez mais pelo retrato positivo do militar estadunidense e pela assistência a veteranos do que muitos outros cidadãos”. O cancelamento, contudo, foi celebrado por Trump em sua plataforma Truth Social. “O nosso grande West Point cancelou inteligentemente a cerimônia de entrega de prêmios a Tom Hanks. Não precisamos de destinatários destrutivos a receber nossos queridos prêmios!”, escreveu o presidente, ampliando sua crítica ao chamar o ator de “woke”.


A polêmica ocorre em meio à campanha da Casa Branca para eliminar programas de diversidade em instituições públicas. No início deste ano, West Point já havia dissolvido clubes de cadetes voltados para etnia, gênero, raça e sexualidade. Em março, Trump assinou uma ordem executiva intitulada “Restabelecer a Verdade e a Sanidade na História Americana”, acusando museus federais de propagarem uma “ideologia divisiva”.


Tom Hanks, de 69 anos, possui um histórico de condecorações ligadas às forças armadas. Além de ter sido nomeado membro honorário do Ranger Hall of Fame, recebeu em 2016 a Medalha Presidencial da Liberdade. A suspensão do prêmio reacende o debate sobre a influência da política nos processos de reconhecimento cultural e militar nos Estados Unidos.



Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
bottom of page