top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Zelensky pede a aliados que pressionem Rússia e" evitem enganos" antes de encontro Trump-Putin

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apelou aos aliados para manterem pressão sobre a Rússia e prevenirem qualquer tentativa de engano por parte de Moscow, antes de uma reunião entre os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin, marcada para sexta-feira (15) no Alasca.


Volodymyr Zelensky
Volodymyr Zelensky

“Precisamos de pressionar a Rússia para obter uma paz justa”, disse Zelensky em mensagem nas redes sociais. O presidente ucraniano afirmou que não há sinais de que a Rússia esteja disposta a encerrar a guerra iniciada em fevereiro de 2022 e destacou a necessidade de usar a experiência da Ucrânia e de seus parceiros para evitar manipulações.


Em Berlim, Zelensky participará de encontros bilaterais com líderes europeus, incluindo o chanceler alemão Friedrich Merz, e realizará videoconferências com chefes de Estado do Reino Unido, França, Finlândia, Polônia e Itália, além de representantes da Comissão Europeia, do Conselho Europeu e da OTAN. A reunião com Trump e o vice-presidente JD Vance também está prevista, embora a presença de Zelensky na videoconferência ainda não esteja confirmada.


Segundo a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, a cimeira no Alasca servirá principalmente para ouvir Putin e compreender possibilidades de resolução da guerra, sem expectativa de acordo imediato.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
bottom of page