top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Hamas captura agentes pró-Israel e neutraliza grupo armado em Gaza

Forças de segurança palestinas anunciaram nesta terça-feira (14) a captura de diversos elementos pró-israelenses em Gaza, durante operações contra milícias armadas. Entre os alvos estão agentes recrutados por grupos ligados ao Daesh, que receberam apoio do regime israelense durante os confrontos iniciados em outubro de 2023.


Hamas I arquivo
Hamas I arquivo

O Hamas e outras facções palestinas realizaram uma ampla operação de segurança em Gaza, resultando na prisão de membros de milícias armadas e agentes pró-israelenses. A ação incluiu a tomada de redutos, neutralização de terroristas e a detenção de indivíduos envolvidos em tiroteios e assassinatos de civis deslocados.


A Força de Dissuasão, vinculada às forças de segurança da Faixa de Gaza, informou que os presos, principalmente no sul da região, colaboraram com milícias armadas e recrutaram agentes durante os confrontos com Israel. A operação visa enfraquecer grupos que praticam violência letal e ameaça à população civil.


Um dia antes, as forças de Gaza haviam neutralizado um membro destacado de uma gangue responsável por atos de violência e assassinatos, patrocinada por Israel e com ligações ao Daesh. Segundo a Quds News Network, o homem identificado como “A.T.” foi morto em uma emboscada coordenada pelo Aparato de Segurança da Resistência Palestina. A.T. também havia recrutado militantes para a gangue liderada por Yasser Abu Shabab.


De acordo com o Monitor Euro-Mediterrânico dos Direitos Humanos, o regime israelense forneceu armas e equipamentos à gangue Abu Shabab desde o início de 2025, fortalecendo a capacidade do grupo de realizar ataques em Gaza, especialmente na cidade de Rafah. Em junho, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu admitiu que Israel apoiava grupos ligados ao Daesh para “combater o Hamas”.


Netanyahu I Arquivo
Netanyahu I Arquivo

Além da gangue Abu Shabab, Israel estendeu seu apoio a outros grupos armados, incluindo um associado à família Daghmash, que recentemente foi responsável pelo assassinato do jornalista palestino Saleh al-Jafrawi. Relatórios indicam que essas facções também se envolveram em roubos de ajuda humanitária e ataques contra civis próximos aos pontos de distribuição de recursos, operados com apoio de Israel e Estados Unidos.


As autoridades palestinas afirmam que a operação atual faz parte de uma campanha mais ampla de segurança, destinada a proteger civis e impedir a atuação de agentes pró-Israel dentro da Faixa de Gaza, reforçando a atuação das forças locais mesmo em meio às condições adversas do conflito.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

Iraque lança operação militar para conter ameaças terroristas
01:00
Joseph Kabila reaparece no Quênia após condenação à morte por traição na RD Congo
01:00
ONU vê “esperança real” de cessar-fogo e paz duradoura no leste da RDCongo
01:00
Juíza suspende intervenção de Trump em Illinois
01:00
Freak Show Genocida: Netanyahu recebe Trump em Israel
01:00
Trump sugere expulsar Espanha da OTAN
01:00
Melania Trump anuncia canal aberto para Putin
01:00
Mais de 400 pessoas morreram de desnutrição na Faixa de Gaza somente neste ano
01:00
bottom of page