Ministros do STF descartam possibilidade de adiamento de julgamento de Bolsonaro
- www.jornalclandestino.org
- há 4 dias
- 1 min de leitura
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmaram que não há chance de o ministro Luiz Fux solicitar vista e atrasar o julgamento do processo que investiga a tentativa de golpe envolvendo Jair Bolsonaro (PL) e aliados. Segundo quatro magistrados ouvidos pela coluna de Bela Megale, de O Globo, Fux não demonstrou intenção de paralisar o andamento da ação e acompanha de perto todas as etapas do processo.

Um dos ministros destacou que Fux declarou recentemente que não faria “nenhuma solicitação que pudesse paralisar o processo”. Outro integrante da Primeira Turma, responsável pela análise do caso, afirmou que a possibilidade de pedido de vista por Fux é “zero”, ressaltando que ele acompanhou todas as audiências e conhece as provas reunidas.
Fux tem se posicionado de forma isolada dentro da Primeira Turma, sendo o único a votar contra o uso de tornozeleira eletrônica por Bolsonaro e, segundo avaliação interna, deve ser também o único a rejeitar a prisão domiciliar do ex-presidente. Apesar de pressões de setores bolsonaristas e de autoridades estrangeiras, a maioria dos magistrados acredita que Fux não deixará o processo em aberto, evitando brechas para novos ataques à Corte.
Nesta quarta-feira (13), o caso entra na fase final antes do julgamento, com advogados de Bolsonaro e dos demais réus do primeiro núcleo da trama golpista tendo até o fim do dia para apresentar as alegações finais.