top of page

Pacientes do SUS começam a ser atendidos por planos de saúde no programa Agora Tem Especialistas

O governo federal iniciou a implementação do programa Agora Tem Especialistas, que permite a realização de consultas, exames e cirurgias de pacientes do SUS em hospitais privados por meio de um sistema de compensação de dívidas das operadoras com o setor público. A medida busca reduzir filas e agilizar o acesso a procedimentos de maior complexidade.


Presidente Lula com boné do SUS. Arquivo
Presidente Lula com boné do SUS. Arquivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanharam em Recife (PE) a primeira parceria do programa, firmada com a operadora Hapvida. O início ocorreu no Hospital Ariano Suassuna, onde oito pacientes da rede pública foram atendidos com exames e cirurgias. Segundo o governo, a ação é inédita no país e representa uma nova forma de ampliar a capacidade de atendimento sem custos adicionais ao SUS.


As dívidas utilizadas como contrapartida são referentes a procedimentos realizados pelo sistema público que deveriam ter sido cobertos por planos de saúde. Com a conversão desses valores, o Ministério da Saúde estima disponibilizar até R$ 1,3 bilhão por ano em atendimentos especializados, a partir da demanda identificada por estados e municípios.


O programa terá foco inicial em seis áreas prioritárias: oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia. A adesão das operadoras é voluntária, mediante cadastro na plataforma InvestSUS. Pacientes continuarão sendo encaminhados pela rede pública, sem custo extra, para hospitais conveniados.

  • Instagram
  • Youtube
  • Pinterest
  • bluesky-logo-black-7990_00000
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Telegram

ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

bottom of page