top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Pacientes do SUS começam a ser atendidos por planos de saúde no programa Agora Tem Especialistas

O governo federal iniciou a implementação do programa Agora Tem Especialistas, que permite a realização de consultas, exames e cirurgias de pacientes do SUS em hospitais privados por meio de um sistema de compensação de dívidas das operadoras com o setor público. A medida busca reduzir filas e agilizar o acesso a procedimentos de maior complexidade.


Presidente Lula com boné do SUS. Arquivo
Presidente Lula com boné do SUS. Arquivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanharam em Recife (PE) a primeira parceria do programa, firmada com a operadora Hapvida. O início ocorreu no Hospital Ariano Suassuna, onde oito pacientes da rede pública foram atendidos com exames e cirurgias. Segundo o governo, a ação é inédita no país e representa uma nova forma de ampliar a capacidade de atendimento sem custos adicionais ao SUS.


As dívidas utilizadas como contrapartida são referentes a procedimentos realizados pelo sistema público que deveriam ter sido cobertos por planos de saúde. Com a conversão desses valores, o Ministério da Saúde estima disponibilizar até R$ 1,3 bilhão por ano em atendimentos especializados, a partir da demanda identificada por estados e municípios.


O programa terá foco inicial em seis áreas prioritárias: oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia. A adesão das operadoras é voluntária, mediante cadastro na plataforma InvestSUS. Pacientes continuarão sendo encaminhados pela rede pública, sem custo extra, para hospitais conveniados.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
Colonos israelenses provocam terror em comunidades palestinas
01:01
bottom of page