top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Cessar-fogo em jogo: Iêmen e EUA interrompem ofensiva mútua, mas resistência contra Israel persiste

Atualizado: 8 de mai. de 2025

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (6) o fim da ofensiva militar estadunidense contra o Iêmen, iniciada sem aprovação do Congresso em janeiro de 2023. A justificativa, segundo ele, é que as forças iemenitas "não querem mais lutar". Trump, no entanto, se recusou a revelar a origem da informação, afirmando apenas se tratar de “uma fonte muito boa”.


Horas depois, o Ministério das Relações Exteriores de Omã confirmou ter mediado um acordo de cessar-fogo entre Washington e Ansar Allah, grupo que lidera as Forças Armadas do Iêmen (YAF). O entendimento prevê o fim das hostilidades entre os dois países, mas não impede a continuidade dos ataques iemenitas contra Israel.



Reuters ©Khaled Abdullah
Reuters ©Khaled Abdullah


Segundo a CNN, o acordo faz parte de um esforço diplomático mais amplo para impulsionar futuras negociações nucleares com o Irã. A trégua foi intermediada pelo enviado especial dos EUA para a Ásia Ocidental, Steve Witkoff, na semana passada.


O anúncio surpreendeu autoridades israelenses, especialmente após bombardeios de Tel Aviv destruírem parte do Aeroporto Internacional de Sanaa no mesmo dia. O presidente do Conselho Político Supremo do Iêmen, Mahdi al-Mashat, reafirmou que o apoio à resistência palestina em Gaza será mantido “a qualquer custo”.


“O inimigo verá uma resposta devastadora, insuportável. Que os colonos fujam, pois seu governo não poderá mais protegê-los”, advertiu Mashat.


Apesar de milhares de ataques aéreos e da presença de porta-aviões na região, os EUA falharam em neutralizar a resistência iemenita, perdendo ao menos duas dezenas de drones militares avançados. Fontes do Pentágono expressaram preocupação com o custo da guerra e o esgotamento acelerado de munições estratégicas.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

Fotos do terrorista pedófilo que sequestrou o presidente Nícolas Maduro
00:22
TRUMP ANUNCIA SEQUESTRO DE30 A 50 MILHÕES DE BARRIS DE PETRÓLEO VENEZUELANO
01:00
Edward Said lendo "Os Condenados da Terra", de Frantz Fanon
00:32
“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
bottom of page