top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Hezbollah saúda reconhecimento da Palestina e pede proteção internacional à flotilha Global Sumud

O Hezbollah saudou nesta quinta-feira (25) o reconhecimento internacional do Estado da Palestina por diversos países e solicitou medidas efetivas da comunidade internacional para proteger a “Flotilha Global Sumud”, iniciativa que busca romper o bloqueio israelense à Faixa de Gaza. Em comunicado, o grupo ressaltou que, apesar do avanço diplomático, a população palestina continua enfrentando deslocamento, fome e ataques contínuos por parte de Israel.


Veleiro Madleen, Flotilha I arquivo
Veleiro Madleen, Flotilha I arquivo

A Unidade de Relações Árabes e Internacionais do Hezbollah destacou que o reconhecimento internacional, liderado por países como a França, evidencia uma crescente conscientização global sobre a justiça da causa palestina. No entanto, reforçou que a mudança de posição diplomática não altera a realidade do sofrimento diário dos palestinos nos territórios ocupados e na diáspora, especialmente frente à ofensiva israelense que já dura quase dois anos.


O grupo apontou que a resistência palestina foi fundamental para alcançar o reconhecimento internacional, atribuindo aos esforços do povo palestino a capacidade de enfrentar políticas de extermínio e deslocamento sistemático, apoiadas pelos Estados Unidos e por outras potências hegemônicas.


O Hezbollah também manifestou apoio à flotilha internacional que tenta romper o bloqueio a Gaza, considerando as ameaças israelenses contra navios e ativistas como atos de pirataria e violência organizada. O grupo pediu que os países pelos quais a frota passa assumam responsabilidade, garantam sua proteção e condenem ações da ocupação, alertando para graves consequências caso ataques continuem.


O comunicado concluiu ressaltando a importância de ações internacionais coordenadas para impedir os crimes contra a população de Gaza, que ultrapassam dois milhões de pessoas, e reforçou a necessidade de pressionar Israel a encerrar políticas de cerco, fome e deslocamento forçado.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
Colonos israelenses provocam terror em comunidades palestinas
01:01
bottom of page