“Prepare seu caixão”: França investiga ameaças contra Macron feitas por rabino após anúncio sobre reconhecimento da Palestina
- www.jornalclandestino.org

- 10 de ago.
- 2 min de leitura
As autoridades francesas abriram uma investigação criminal para apurar supostas ameaças de morte contra o presidente Emmanuel Macron, atribuídas a um rabino crítico da decisão do governo de reconhecer oficialmente o Estado da Palestina. A informação foi divulgada pelo jornal Le Parisien nesta sexta-feira (9).
Segundo a Promotoria de Paris, o caso teve início após a circulação, no YouTube, de um vídeo no qual um homem identificado como o rabino David Daniel Cohen, que falaria francês e residiria em Israel, acusou Macron de antissemitismo e o advertiu a “preparar seu caixão”. No discurso, Cohen classificou a intenção de Paris de reconhecer a Palestina como uma “declaração de guerra contra Deus” e uma reescrita da história.
O principal líder religioso judaico da França repudiou as declarações, chamando-as de “abjetas e intoleráveis”.

Em julho, Macron anunciou que apresentaria, durante a Assembleia Geral da ONU em setembro, o reconhecimento formal da Palestina, classificando a medida como um “compromisso histórico com uma paz justa e duradoura”. A decisão recebeu críticas de Israel e dos Estados Unidos. O premiê britânico, Keir Starmer, também afirmou que o Reino Unido adotará a mesma posição caso Israel não altere sua política em Gaza. Ao todo, 15 países já manifestaram apoio à solução de dois Estados.
De acordo com dados da ONU, 147 dos 193 países-membros já reconhecem oficialmente a Palestina.
O debate ocorre em meio ao prolongamento da atual fase do genocídio palestino, iniciao em 2023, que já resultou em mais de 60 mil mortes no território palestino, segundo o Ministério da Saúde de Gaza. Nesta semana, Israel aprovou planos para ocupar a Cidade de Gaza, decisão que pode ampliar o conflito e colocar em risco os reféns ainda mantidos pelo grupo.





































































Comentários