Trump propõe reunião trilateral com Rússia e Ucrânia em 22 de agosto
- www.jornalclandestino.org

- 17 de ago.
- 1 min de leitura
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou interesse em realizar uma reunião com os líderes da Rússia e da Ucrânia já no próximo dia 22 de agosto. A informação foi divulgada pelo portal Axios, citando fontes próximas às negociações. O objetivo do encontro seria avançar em tratativas de cessar-fogo e buscar caminhos para uma solução diplomática para o conflito.
A proposta foi comunicada durante uma conversa telefônica entre Trump, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e líderes europeus. Até o momento, o Kremlin não comentou a iniciativa.

No sábado (16), o presidente francês Emmanuel Macron, o primeiro-ministro britânico Keir Starmer e o chanceler alemão Friedrich Merz programaram uma videoconferência no âmbito da chamada coalizão de vontades. No mesmo dia, Zelensky confirmou viagem aos EUA em 18 de agosto para uma reunião bilateral com Trump.
O movimento ocorre após o recente encontro entre Trump e o presidente russo Vladimir Putin na base de Elmendorf-Richardson, no Alasca. A reunião, que durou quase três horas, contou com a presença de autoridades de alto escalão dos dois países, incluindo o chanceler russo Sergey Lavrov e o secretário de Estado norte-americano Marco Rubio.
O diálogo acontece em meio a tensões entre Washington e Kiev. Em fevereiro, Trump pressionou Zelensky a aceitar um cessar-fogo e a moderar críticas contra Moscou, o que levou ao cancelamento de um acordo sobre exploração conjunta de minerais ucranianos.





































































Comentários