top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

uMA Carta de Yasser Arafat para Fidel Castro

Em 16 de junho de 2001, o líder palestino Yasser Arafat, então presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), enviou uma carta de agradecimento e solidariedade ao Comandante Fidel Castro, líder da Revolução Cubana. A mensagem foi motivada por uma manifestação em Havana, na qual Castro apareceu publicamente com a bandeira palestina sobre os ombros, em um ato simbólico de apoio à causa palestina e de repúdio à política de ocupação de Israel.


O gesto de Fidel ocorreu em um momento de extrema tensão no Oriente Médio. A Palestina vivia os primeiros meses da Segunda Intifada — levante popular iniciado em setembro de 2000, após a visita provocadora do então primeiro-ministro israelense Ariel Sharon à Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Oriental. A visita acendeu a revolta de um povo já exausto de décadas de ocupação, colonização e humilhação.


Entre 2000 e 2001, os territórios palestinos — especialmente Cisjordânia e Faixa de Gaza — estavam submetidos a operações militares israelenses intensas, com bombardeios, incursões em cidades civis, demolições de casas, fechamento de fronteiras e assassinatos extrajudiciais. O bloqueio econômico e a destruição de infraestrutura básica agravavam a crise humanitária, deixando milhares de palestinos sem acesso a água potável, alimentos e medicamentos.


Ao dirigir-se a Fidel, Arafat reconhece o valor simbólico e político de seu gesto. A presença da bandeira palestina nos ombros de um dos líderes revolucionários mais influentes do século XX era, para ele, um sinal de que a causa palestina não estava isolada — de que, mesmo sob ocupação e cerco, a resistência seguia viva nas vozes solidárias do Sul Global.


YASSER ARAFAT
YASSER ARAFAT

Excelentíssimo Senhor Presidente, Líder Mundial e amigo Fidel Castro Ruz:

Uma saudação de amizade e solidariedade.


Com profunda emoção, pudemos observar, por meio das agências internacionais de notícias, a imagem de Vossa Excelência com a bandeira palestina sobre os ombros, à frente de uma manifestação popular de solidariedade com a luta de nosso heroico povo.


Considero, Excelentíssimo Presidente Fidel Castro, esta demonstração de firmeza e inquebrantável amizade, realizada em Havana, uma mensagem forte e efetiva por parte de um líder mundial querido, que goza de tanto prestígio internacional entre os povos e países do mundo. Seu gesto tem o objetivo de mobilizá-los rapidamente para pôr fim ao sofrimento do povo palestino, consequência da ocupação israelense de sua pátria e do recrudescimento das ações e do bloqueio militar, econômico e financeiro contra nossas cidades, aldeias, granjas e poços de água, bem como do fechamento das passagens fronteiriças internacionais por terra, mar e ar.


Excelentíssimo Senhor Presidente:


Do mais profundo do meu coração, e em nome de cada palestino, agradeço-lhe esta valente posição em repúdio à agressão israelense contra nosso povo, nossa pátria e nossos lugares sagrados cristãos e islâmicos. Cada palestino guarda hoje, em seu coração e em sua consciência, a gloriosa imagem de Vossa Excelência com a bandeira palestina sobre os ombros — prova irrefutável da justeza de nossa causa e da magnitude da injustiça cometida pelos agressores israelenses contra nosso povo.


Tenha plena confiança, Excelentíssimo Presidente Castro — tão querido por nosso povo e por todos os povos — de que o povo palestino, resistente como as montanhas de sua terra, inspira-se em sua posição e em seu exemplo, que tanto nos orgulham, encontrando neles ânimo e determinação para continuar a luta, a resistência e a ofensiva pela libertação de nossa pátria, a Palestina.


Saúdo-o profundamente,

saúdo a Revolução Cubana através de sua forte e abençoada liderança,

e saúdo o amigo e heroico povo de Cuba.


Viva a solidariedade palestino-cubana!


Com meus melhores desejos a Vossa Excelência,


Yasser Arafat

Presidente do Estado da Palestina

Presidente do Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina

Presidente da Autoridade Nacional Palestina


Ramallah, 16 de junho de 2001


YASSER ARAFAT E FIDEL CASTRO
YASSER ARAFAT E FIDEL CASTRO

Tags:

 
 
 

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
Colonos israelenses provocam terror em comunidades palestinas
01:01
bottom of page