top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Cuba reforça solidariedade à Venezuela frente a ameaças militares dos EUA

A Missão cubana na República Dominicana reafirmou nesta segunda-feira (29) seu apoio à Venezuela diante das crescentes ameaças dos Estados Unidos, assinando a Declaração do Governo Revolucionário em solidariedade à Revolução Bolivariana. O documento alerta para os riscos de uma agressão militar e enfatiza a necessidade de unidade regional e mobilização internacional para preservar a América Latina e o Caribe como uma Zona de Paz, em um contexto de tensão crescente no Mar do Caribe.


Miguel Díaz-Canel, Presidente de Cuba
Miguel Díaz-Canel, Presidente de Cuba

Em cerimônia realizada na embaixada de Cuba em Santo Domingo, diplomatas e colaboradores da ilha assinaram a declaração que destaca a urgência de evitar qualquer conflito militar contra a Venezuela. O embaixador cubano, Ángel Arzuaga, ressaltou o apoio firme de Cuba ao país sul-americano e mencionou a campanha paralela de assinaturas que ocorre tanto na ilha quanto em suas representações no exterior, como forma de solidariedade política e diplomática.


Durante o discurso, Arzuaga citou o Herói Nacional José Martí, lembrando que “é hora de contar e de marchar unida e temos que caminhar, em uma praça apertada, como prata nas raízes dos Andes”, reforçando o apelo à unidade regional diante da hostilidade crescente da Casa Branca. A reunião foi encerrada com palavras de ordem em apoio à Revolução Bolivariana, ao presidente Nicolás Maduro e aos povos de Cuba e Venezuela.


A Declaração enfatiza que Cuba já alertou anteriormente que o recente destacamento militar dos Estados Unidos no Mar do Caribe configura uma provocação com potencial de gerar um conflito que obrigaria a Venezuela a defender sua soberania e integridade territorial. Segundo o texto,


“uma agressão militar direta contra a Venezuela teria consequências incalculáveis para a paz, estabilidade e segurança de Nossa América”.

O documento conclama ainda a comunidade internacional a se mobilizar para impedir qualquer escalada militar e reafirma a importância de preservar a América Latina e o Caribe como Zona de Paz, conforme proclamado por seus chefes de Estado e de governo, ressaltando o papel de Cuba como defensora da soberania e integridade regional.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

Fotos do terrorista pedófilo que sequestrou o presidente Nícolas Maduro
00:22
TRUMP ANUNCIA SEQUESTRO DE30 A 50 MILHÕES DE BARRIS DE PETRÓLEO VENEZUELANO
01:00
Edward Said lendo "Os Condenados da Terra", de Frantz Fanon
00:32
“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
bottom of page