Daesh intensifica ataques e extorsão no nordeste da Síria, ameaçando civis e forças locais
- www.jornalclandestino.org

- 30 de set. de 2025
- 2 min de leitura
Homens armados ligados ao grupo terrorista Daesh atacaram um caminhão-tanque na cidade de Rweshed, na província de Deir Ezzor, nordeste da Síria, ferindo o motorista e causando vazamento parcial da carga. A ação, parte de uma série de ataques e extorsões, evidencia a persistência de células do grupo na região, que pressionam moradores ricos a pagar o Zakat sob ameaça de morte, além de intensificarem confrontos contra as Forças Democráticas da Síria (FDS).

Segundo informações de fontes locais divulgadas nesta segunda-feira (29), os atacantes estavam em motocicletas e abriram fogo contra o caminhão-tanque, ferindo o motorista e danificando o veículo, provocando ainda vazamento parcial da carga de combustível. Após o ataque, os homens recuaram para áreas desérticas próximas, dificultando a atuação das forças de segurança na região.
O proprietário do caminhão, conforme relato local, vinha recebendo ameaças de membros do Daesh por se recusar a pagar o Zakat, imposto usado pelo grupo extremista como método de financiamento e extorsão de moradores considerados economicamente privilegiados. Incidentes semelhantes ocorreram recentemente, como em Al-Hawayej, também em Deir Ezzor, onde um civil foi ferido por estilhaços de um dispositivo explosivo lançado na residência de um familiar após recusar o pagamento de tributos ao grupo.
Especialistas e autoridades locais alertam que células do Daesh permanecem ativas em várias partes do campo de Deir Ezzor, realizando extorsões, assassinatos e ataques estratégicos. Além de atingir civis, o grupo extremista aumentou confrontos contra as Forças Democráticas da Síria (FDS) no nordeste do país. Na semana passada, cinco membros das FDS foram mortos em ataque a uma posição na cidade de Al-Bahra al-Wusta, a leste de Deir Ezzor, reforçando a persistente ameaça à estabilidade regional.



















































Comentários