top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

“Organização criminosa armada” Moraes pede condenação de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe

O ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado (AP 2668) no Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou nesta terça-feira (9) voto em que solicita a condenação de Jair Bolsonaro e outros sete réus do chamado “núcleo crucial” da trama. Para Moraes, os acusados integraram uma “organização criminosa armada” que atuou entre 2021 e 2023 com o objetivo de impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e restringir a atuação do Judiciário.


Segundo o voto, os crimes atribuídos incluem golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado ao patrimônio público e grave ameaça. Para Bolsonaro, classificado como “chefe da organização criminosa”, Moraes destacou reuniões com comandantes militares, discursos antidemocráticos e ataques ao sistema eleitoral, apontando os eventos de 7 de setembro de 2021 e de 8 de janeiro de 2023 como desdobramentos diretos dessa articulação.

ree

Entre os réus, além de Bolsonaro, estão os ex-ministros Augusto Heleno, Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira e Anderson Torres, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, o ex-chefe da Abin Alexandre Ramagem e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid. A análise da acusação prossegue com os votos dos ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.


Moraes enfatizou que o plano golpista não se limitou a declarações, mas envolveu atos executórios como a mobilização de apoiadores, disseminação de notícias falsas e tentativas de cooptação das Forças Armadas. Ele também lembrou a reunião de embaixadores em 2022, que classificou como “entreguismo” ao expor o sistema eleitoral brasileiro com informações falsas a representantes estrangeiros.


O voto de Moraes foi considerado “didático” por parlamentares, como Jandira Feghali (PCdoB-RJ), por detalhar o papel de cada réu na articulação. A decisão final depende da maioria do colegiado da 1ª Turma do STF, que ainda ouvirá os demais ministros.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
bottom of page