top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Prefeitos de Hiroshima e Nagasaki pedem a Trump atenção ao risco nuclear global

Os prefeitos de Hiroshima, Kazumi Matsui, e de Nagasaki, Shiro Suzuki, solicitaram ao presidente dos EUA, Donald Trump, que visite suas cidades durante sua próxima viagem ao Japão e que considere o risco crescente de uso de armas nucleares no mundo. A carta foi enviada à medida que Washington e Tóquio finalizam os preparativos para a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), marcada para 31 de outubro a 1º de novembro em Gyeongju, Coreia do Sul.


Pessoas passam por uma fotografia da sobrevivente da bomba atômica de 10 anos, Yukiko Fujii, que teve dois filhos, mas morreu de câncer aos 42 anos, enquanto visitam o Museu Memorial da Paz de Hiroshima ©CARL COURT
Pessoas passam por uma fotografia da sobrevivente da bomba atômica de 10 anos, Yukiko Fujii, que teve dois filhos, mas morreu de câncer aos 42 anos, enquanto visitam o Museu Memorial da Paz de Hiroshima ©CARL COURT

No documento, os prefeitos enfatizam que, quase 80 anos após os bombardeios atômicos que devastaram Hiroshima e Nagasaki, o risco de um ataque nuclear ainda é elevado. Eles pedem que Trump ouça os sobreviventes dos ataques e considere seriamente as consequências humanitárias e desumanas do uso dessas armas.


O apelo ocorre em um contexto de crescente tensão nuclear global, marcado pela modernização de arsenais e aumento das disputas geopolíticas entre potências. Autoridades japonesas e observadores internacionais destacam a importância de medidas diplomáticas para reduzir o risco de confrontos nucleares acidentais ou deliberados.


Especulações surgiram sobre um possível encontro entre Trump e o líder norte-coreano Kim Jong-un durante sua passagem pela região, embora não haja confirmação oficial sobre a reunião. Por outro lado, Trump descartou qualquer encontro com o presidente chinês Xi Jinping durante a cúpula da Apec, citando restrições de Pequim à exportação de elementos de terras raras essenciais para a indústria norte-americana.


Prefeitos e organizações de sobreviventes esperam que a visita de líderes mundiais às cidades inclua reconhecimento das lições do passado e compromissos concretos para evitar novos ataques nucleares.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

Iraque lança operação militar para conter ameaças terroristas
01:00
Joseph Kabila reaparece no Quênia após condenação à morte por traição na RD Congo
01:00
ONU vê “esperança real” de cessar-fogo e paz duradoura no leste da RDCongo
01:00
Juíza suspende intervenção de Trump em Illinois
01:00
Freak Show Genocida: Netanyahu recebe Trump em Israel
01:00
Trump sugere expulsar Espanha da OTAN
01:00
Melania Trump anuncia canal aberto para Putin
01:00
Mais de 400 pessoas morreram de desnutrição na Faixa de Gaza somente neste ano
01:00
bottom of page