top of page

www.jornalclandestino.org

@clandestino_jornal

Quem Somos Nós

  • Foto do escritor: Clandestino
    Clandestino
  • 12 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

Kim Il-sung (1912-1994) foi o fundador e o primeiro líder da Coreia do Norte, servindo como seu presidente de 1948 até sua morte em 1994. Ele nasceu Kim Song-ju em 15 de abril de 1912, em Mangyongdae, uma aldeia próxima à capital Pyongyang, que estava sob domínio japonês na época.


Desde jovem, Kim Il-sung esteve envolvido em atividades políticas e nacionalistas, participando de movimentos de resistência contra o domínio japonês na Coreia. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele liderou unidades guerrilheiras contra as forças japonesas na Manchúria.


Após a rendição japonesa em 1945, Kim emergiu como uma figura proeminente na política coreana, liderando o Partido dos Trabalhadores da Coreia e estabelecendo a República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte) em 1948, com o apoio da União Soviética.


Kim Il-sung promoveu uma ideologia conhecida como "Juche", que enfatiza a autossuficiência e a independência nacional, ao mesmo tempo em que mantinha um culto à personalidade em torno de si mesmo. Ele estabeleceu um regime totalitário com controle absoluto sobre todos os aspectos da vida na Coreia do Norte.


Durante seu governo, Kim promoveu uma série de políticas econômicas e sociais, incluindo a coletivização da agricultura e a industrialização forçada, mas muitas dessas políticas resultaram em fracassos econômicos e privações para o povo norte-coreano.


Externamente, Kim Il-sung buscou unificar a península coreana sob o domínio comunista, liderando a invasão da Coreia do Sul em 1950, desencadeando a Guerra da Coreia. Apesar de inicialmente obter sucesso territorial, o conflito terminou em um impasse e um armistício em 1953.


Apesar das críticas e sanções internacionais, Kim Il-sung continuou a governar a Coreia do Norte até sua morte em 8 de julho de 1994. Ele foi sucedido por seu filho Kim Jong-il, que por sua vez foi sucedido por seu neto Kim Jong-un, mantendo a dinastia Kim no poder.

 
 
 

Comments


LEIA ON-LINE GRATUITAMENTE OU ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Todos os arquivos estão disponíveis gratuitamente, porém, ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho clandestino.

ÚLTIMAS POSTAGENS

bottom of page