Seis soldados sírios morrem em ataques israelenses próximos a Damasco
- www.jornalclandestino.org

- 27 de ago. de 2025
- 1 min de leitura
Seis militares sírios foram mortos nesta quarta-feira (26) em ataques atribuídos a drones israelenses ao sul de Damasco, informou a televisão estatal El Ekhbariya. Os bombardeios teriam atingido posições do Exército sírio na região de al-Kiswah, nos arredores da capital.
A ofensiva ocorre um dia após o governo sírio condenar o que chamou de nova “incursão militar” israelense nos arredores de Damasco. Desde a queda do governo de Bashar al-Assad, em dezembro passado, Israel intensificou operações contra alvos militares em território sírio, realizando centenas de ataques aéreos.

Segundo Damasco, Israel também expandiu sua presença nas Colinas de Golã ao ocupar áreas da zona tampão desmilitarizada, em desacordo com o tratado de desengajamento firmado entre os dois países em 1974. O Ministério das Relações Exteriores sírio acusou ainda forças israelenses de instalar postos de inteligência e bases militares na região, descrevendo a medida como parte de um “projeto expansionista”. Tel Aviv não se pronunciou de imediato sobre as acusações.
As tensões se intensificaram após declarações recentes do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que voltou a defender a ideia de um “Grande Israel” — visão apoiada por setores ultranacionalistas e que inclui reivindicações sobre territórios da Cisjordânia, Gaza e partes de países vizinhos como Síria, Líbano, Egito e Jordânia. A proposta foi classificada por uma coalizão de 31 países árabes e islâmicos, além da Liga Árabe, como uma “violação flagrante do direito internacional”.
A nova ofensiva israelense ocorre semanas depois de confrontos na província síria de Suwayda, de maioria drusa, que deixaram mais de 1.400 mortos em julho antes da implementação de um cessar-fogo.



















































Comentários