top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Seis soldados sírios morrem em ataques israelenses próximos a Damasco

Seis militares sírios foram mortos nesta quarta-feira (26) em ataques atribuídos a drones israelenses ao sul de Damasco, informou a televisão estatal El Ekhbariya. Os bombardeios teriam atingido posições do Exército sírio na região de al-Kiswah, nos arredores da capital.


A ofensiva ocorre um dia após o governo sírio condenar o que chamou de nova “incursão militar” israelense nos arredores de Damasco. Desde a queda do governo de Bashar al-Assad, em dezembro passado, Israel intensificou operações contra alvos militares em território sírio, realizando centenas de ataques aéreos.


AAREF WATAD I AFP I GETTY
AAREF WATAD I AFP I GETTY

Segundo Damasco, Israel também expandiu sua presença nas Colinas de Golã ao ocupar áreas da zona tampão desmilitarizada, em desacordo com o tratado de desengajamento firmado entre os dois países em 1974. O Ministério das Relações Exteriores sírio acusou ainda forças israelenses de instalar postos de inteligência e bases militares na região, descrevendo a medida como parte de um “projeto expansionista”. Tel Aviv não se pronunciou de imediato sobre as acusações.


As tensões se intensificaram após declarações recentes do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que voltou a defender a ideia de um “Grande Israel” — visão apoiada por setores ultranacionalistas e que inclui reivindicações sobre territórios da Cisjordânia, Gaza e partes de países vizinhos como Síria, Líbano, Egito e Jordânia. A proposta foi classificada por uma coalizão de 31 países árabes e islâmicos, além da Liga Árabe, como uma “violação flagrante do direito internacional”.


A nova ofensiva israelense ocorre semanas depois de confrontos na província síria de Suwayda, de maioria drusa, que deixaram mais de 1.400 mortos em julho antes da implementação de um cessar-fogo.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

Fotos do terrorista pedófilo que sequestrou o presidente Nícolas Maduro
00:22
TRUMP ANUNCIA SEQUESTRO DE30 A 50 MILHÕES DE BARRIS DE PETRÓLEO VENEZUELANO
01:00
Edward Said lendo "Os Condenados da Terra", de Frantz Fanon
00:32
“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
bottom of page