top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Governo Federal autoriza contratação de 1,9 mil servidores para fortalecer proteção a terras indígenas

O Governo Federal anunciou a autorização para a contratação de 1.938 servidores temporários pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A iniciativa busca reforçar as estratégias de proteção territorial e assegurar o cumprimento de decisões judiciais que garantem os direitos dos povos indígenas e a preservação ambiental.


ree

A medida atende a uma necessidade emergencial de interesse público, voltada para a proteção de povos indígenas isolados e de recente contato, a fiscalização e desintrusão de terras indígenas invadidas, e a execução de ações determinadas pelas Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) 709, 760 e 991.


Ações prioritárias

A Funai desempenha papel central em operações como a desintrusão da Terra Indígena Munduruku, no Pará. Desde novembro de 2024, a ação conjunta reúne órgãos como Ibama, ICMBio e Força Nacional para combater atividades ilegais, proteger os territórios indígenas e garantir a segurança das comunidades.


Entre os desafios enfrentados pelas autoridades estão os impactos sociais do garimpo ilegal, como o aumento de casos de malária e a contaminação de rios essenciais para a sobrevivência das comunidades indígenas.


ree

As novas contratações permitem à Funai intensificar suas operações em parceria com outros órgãos, reforçando a fiscalização ambiental e o combate ao avanço do garimpo ilegal e outras ameaças. O Governo Federal destaca que essas ações são cruciais para preservar a biodiversidade e a soberania nacional.


Com a medida, o governo busca potencializar a proteção das terras indígenas e garantir o futuro sustentável da Amazônia, priorizando a integridade dos povos originários e do meio ambiente.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

“Pátria ou Morte!”  Che Guevara
01:08
Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
bottom of page