top of page

Xi Jinping e Lula reforçam defesa conjunta da ONU e dos interesses do Sul Global

O presidente da China, Xi Jinping, telefonou ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para sugerir que ambos os países atuem em conjunto na defesa do papel central da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos interesses do Sul Global diante de tensões internacionais crescentes. A conversa ocorreu no contexto de disputas geopolíticas e iniciativas paralelas lideradas pelos Estados Unidos.


Xi Jinping, Presidente da China
Xi Jinping, Presidente da China

O líder chinês Xi Jinping afirmou, em ligação por telefone, que China e Brasil são forças “construtivas” na preservação da paz e estabilidade mundial e devem proteger os interesses comuns dos países do Sul Global. Ele pediu que os dois governos fortaleçam o papel da ONU como instituição central na governança internacional.


Xi ressaltou que, diante de um ambiente internacional “tumultuado”, tanto Pequim quanto Brasília têm a responsabilidade de permanecer no “lado certo da história” ao defender a justiça e a equidade no sistema global, reforçando a importância de atuação conjunta nas questões multilaterais.

Segundo relatos oficiais chineses, o telefonema também destacou o avanço das relações bilaterais desde a visita de Xi ao Brasil em 2024, quando foi anunciada a construção de uma “comunidade com futuro compartilhado” para promover um mundo mais justo e sustentável.


No contexto da conversa, a proposta de defesa da ONU surge após iniciativas recentes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como o lançamento de um “Conselho da Paz”, que alguns observadores veem como potencial concorrente ao papel tradicional da ONU no tratamento de crises internacionais.


Ainda de acordo com os comunicados, Xi destacou que a China está disposta a expandir a cooperação com o Brasil em diversas áreas, aproveitando o início do novo plano quinquenal chinês e buscando oportunidades de desenvolvimento conjunto em setores estratégicos.


Lula, por sua vez, reafirmou o valor da parceria com a China, citando progressos em vários campos desde a intensificação do diálogo bilateral e defendendo o multilateralismo e o comércio livre como pilares para enfrentar os desafios globais.

A comunicação telefônica entre os dois presidentes ocorre em um momento de intensificação das relações diplomáticas entre Brasil e China, em meio a confrontos comerciais e pressões políticas com os Estados Unidos, estimulando um alinhamento mais estreito entre os governos sul-globalistas

ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

  • Instagram
  • Youtube
  • Pinterest
  • bluesky-logo-black-7990_00000
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Telegram
O que é o gás verde usado pelo ICE em Minneapolis?
01:00
Quem é Greg Bovino, o cão de caça da gestapo migratória de Trump
00:28
Colono israelense agride gato em assentamento ilegal na Cisjordânia
00:16
Todas imagens deste vídeo foram produzidas com a ferramenta Grok
01:00
O Pentágono ordenou que cerca de 1.500 soldados da ativa estejam prontos
00:17
O Pentágono ordenou que cerca de 1.500 soldados da ativa estejam prontos
00:26
O Pentágono ordenou que cerca de 1.500 soldados da ativa estejam prontos
00:17
“Eu vou matar qualquer um que tentar me sequestrar.” Paul Birdsong
02:42
bottom of page