top of page
  • LOGO CLD_00000

VOCÊ NÃO PODE NOS COMPRAR, MAS PODE NOS AJUDAR! Se você acredita e valoriza o que estamos fazendo, considere apoiar nosso trabalho com uma contribuição via PIX para a chave: jornalclandestino@icloud.com

Pesquisa alemã expõe desconfiança profunda em Washington: 65% veem os EUA como maior ameaça à paz mundia

Uma pesquisa de opinião divulgada em fevereiro mostra que 65 % dos alemães consideram os Estados Unidos a principal ameaça à paz global nos próximos anos, segundo o Instituto Allensbach de Pesquisa de Opinião Pública, realizada de 6 a 19 de janeiro com 1.077 pessoas com 16 anos ou mais. O índice representa um salto expressivo em relação a 2024, quando apenas 24 % dos entrevistados viam os Estados Unidos assim, e a 2025, quando o percentual era de 46 %. A pesquisa, encomendada pelo Center for Strategy and Higher Leadership [1], também revela ceticismo quanto ao compromisso estadunidense com a segurança europeia: apenas 32 % dos entrevistados acreditam que os Estados Unidos defenderiam um aliado da OTAN sob ataque.


Bandeira dos Estados Unidos I ARQUIVO
Bandeira dos Estados Unidos I ARQUIVO

Os resultados refletem um contexto em que movimentos políticos recentes em Washington contribuíram para que muitos na Alemanha deixassem de ver os Estados Unidos como “aliado confiável”, como observou a revista Spiegel.


Além disso, a pesquisa revela que somente 32% dos alemães acreditam que os Estados Unidos forneceria assistência militar se um Estado-membro da OTAN fosse atacado, enquanto 35 % discordam dessa possibilidade e 33 % se dizem indecisos.


Questionados sobre a probabilidade de envolvimento da Alemanha em uma guerra nos próximos anos, apenas 3 % consideraram isso muito provável, 28 % disseram que isso é bastante provável, enquanto 40 % responderam que é improvável.


Esse cenário de desconfiança generalizada ilustra um abalo na identificação tradicional entre Berlim e Washington que remonta ao pós-Segunda Guerra Mundial, quando a aliança militar e econômica transatlântica foi central na arquitetura de poder ocidental. Em meio às tensões geopolíticas atuais — incluindo pressões dos Estados Unidos sobre políticas europeias e reformas de segurança interna do bloco — a opinião pública alemã parece cada vez mais cética quanto ao papel de Washington como guardião da ordem global.


[1]: https://en.protothema.gr/2026/02/10/two-thirds-of-germans-consider-the-us-a-threat-to-world-peace/?utm_source=chatgpt.com "Two-thirds of Germans consider the US a threat to world peace - ProtoThema English"

editora
clandestino

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

Adquira um dos nossos produtos e fortaleça quem segue produzindo conteúdo, arte e resistência independente.

últimas
histórias

bottom of page