top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Quando uma sociedade apoia uma política de limpeza étnica, ela torna-se responsável por essa violência



@mahmoudhamda
@mahmoudhamda

Não se trata meramente de um governo específico, tampouco de alguns elementos extremistas ou de um simples desvio de conduta. Trata-se de uma sociedade profundamente afetada, corroída por uma ideologia colonial que legitima práticas como a deportação, o apartheid e uma lenta política de extermínio.


De acordo com uma pesquisa recente, 82% da população israelense manifesta apoio à expulsão da população palestina de Gaza. Não se trata de uma maioria silenciosa ou passiva, mas de uma maioria assumida e, portanto, cúmplice, que transforma o que configura um crime de guerra em uma escolha legitimada democraticamente.


Esse dado, por sua vez, não é isolado: os demais resultados da referida pesquisa revelam tendências igualmente preocupantes. O apoio popular a políticas que podem ser qualificadas como crimes contra a humanidade é expressivo e generalizado. Trata-se, assim, de um fato empiricamente constatável.


Diante desse quadro, impõe-se uma reflexão crítica sobre a inadequação do discurso simplificador que insiste em dissociar o povo do governo, sustentando que “não é o povo, é o governo”. Quando uma sociedade, em sua ampla maioria, participa, apoia e banaliza uma política de limpeza étnica em curso, ela não pode ser considerada neutra. Ao contrário: ela se torna corresponsável.


O problema, portanto, é de natureza sistêmica e está profundamente enraizado nas estruturas sociais, políticas e ideológicas.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

Iraque lança operação militar para conter ameaças terroristas
01:00
Joseph Kabila reaparece no Quênia após condenação à morte por traição na RD Congo
01:00
ONU vê “esperança real” de cessar-fogo e paz duradoura no leste da RDCongo
01:00
Juíza suspende intervenção de Trump em Illinois
01:00
Freak Show Genocida: Netanyahu recebe Trump em Israel
01:00
Trump sugere expulsar Espanha da OTAN
01:00
Melania Trump anuncia canal aberto para Putin
01:00
Mais de 400 pessoas morreram de desnutrição na Faixa de Gaza somente neste ano
01:00
bottom of page