top of page
Inserir um título (5) (1).jpg

Quando uma sociedade apoia uma política de limpeza étnica, ela torna-se responsável por essa violência



@mahmoudhamda
@mahmoudhamda

Não se trata meramente de um governo específico, tampouco de alguns elementos extremistas ou de um simples desvio de conduta. Trata-se de uma sociedade profundamente afetada, corroída por uma ideologia colonial que legitima práticas como a deportação, o apartheid e uma lenta política de extermínio.


De acordo com uma pesquisa recente, 82% da população israelense manifesta apoio à expulsão da população palestina de Gaza. Não se trata de uma maioria silenciosa ou passiva, mas de uma maioria assumida e, portanto, cúmplice, que transforma o que configura um crime de guerra em uma escolha legitimada democraticamente.


Esse dado, por sua vez, não é isolado: os demais resultados da referida pesquisa revelam tendências igualmente preocupantes. O apoio popular a políticas que podem ser qualificadas como crimes contra a humanidade é expressivo e generalizado. Trata-se, assim, de um fato empiricamente constatável.


Diante desse quadro, impõe-se uma reflexão crítica sobre a inadequação do discurso simplificador que insiste em dissociar o povo do governo, sustentando que “não é o povo, é o governo”. Quando uma sociedade, em sua ampla maioria, participa, apoia e banaliza uma política de limpeza étnica em curso, ela não pode ser considerada neutra. Ao contrário: ela se torna corresponsável.


O problema, portanto, é de natureza sistêmica e está profundamente enraizado nas estruturas sociais, políticas e ideológicas.

Comentários


ADQUIRA UMA DAS VERSÕES DA EDITORA CLANDESTINO.

Ao adquirir um de nossos arquivos, você contribui para a expansão de nosso trabalho.

LEIA ON-LINE

Thomas Sankara responde “Por que você disse não aorecebimento de ajuda humanitária?”
01:29
A história do mundo por Ghassan Kanafani (1970)
00:21
Promessas Vazias de Justiça e Liberdade nos Estados Unidos
01:27
Aliança estratégica entre Rússia e China
01:00
Salve o Sudão!
01:00
Kim Jong Un inspeciona corpo de elite do Exército norte-coreano
00:45
"Quem te priva da liberdade não merece uma aboradagem pacífica" Malcolm X
00:28
Colonos israelenses provocam terror em comunidades palestinas
01:01
bottom of page